06 de julho, de 2023 | 14:55

Duplicação da BR-381 é tema de reunião entre Setcemg, Movimento Pró-Vidas e diretor da ANTT

Arquivo DA
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em fevereiro de 2022, o leilão de concessão das BRs 262 e 381 foi suspenso pela quarta vezConforme já noticiado pelo Diário do Aço, em fevereiro de 2022, o leilão de concessão das BRs 262 e 381 foi suspenso pela quarta vez

A situação do processo de duplicação da BR-381 será tema de uma reunião entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), o Movimento Pró-Vidas BR-381 e o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio. O encontro está marcado para a manhã desta sexta-feira (7), às 10h, na unidade do Sest Senat Jardim Vitória, em Belo Horizonte.

O Setcemg, sindicato responsável pelo convite ao diretor da ANTT, acredita que a visita de Sampaio será fundamental para esclarecer detalhes da situação do processo de duplicação da rodovia, tão almejada há anos. “Chamamos o diretor da ANTT para apresentar qual é o projeto de duplicação da BR-381 que vai para licitação. O objetivo é mostrar para a sociedade o que será colocado em licitação, mostrar isso para prefeitos, vereadores, para que entendam esse projeto”, detalhou o presidente honorário do Setcemg, Gladstone Lobato, em entrevista ao Diário do Aço.

Para Gladstone, que também integra o Movimento Pró-Vidas BR-381, é necessário criar um ambiente favorável para o negócio, para que uma empresa se interesse e adquira a concessão. “Essa duplicação só vai sair se for licitada. Temos que melhorar o ambiente de negócios para que a gente pare de sofrer”, destacou.

Questionado pela reportagem do DA se o encontro com Guilherme Theo Sampaio seria uma oportunidade para cobrar mais celeridade no processo de duplicação da BR-381, o líder do setor de Transporte declarou que o órgão está cumprindo todos os prazos. “Está fazendo todo o trâmite legal com o prazo em cima da risca, até antes”, afirmou.

Por fim, Lobato ressaltou a importância e a necessidade da conclusão da duplicação da BR-381, e do quanto ela será benéfica para as empresas que trabalham com o transporte, para as indústrias instaladas no Vale do Aço, para economia e desenvolvimento de Minas Gerais e também para os moradores da região. “O Vale do Aço é um polo metalomecânico. É a região que mais produz e não tem lugar para escoar. O custo operacional do transporte é caro. O custo é, no mínimo, 25% mais caro, em relação a outras regiões do país e do estado”.

O entrevistado ressaltou ainda que a duplicação é uma prioridade para a garantia da preservação de vidas. Para finalizar, pediu que as pessoas se unam para que a duplicação seja uma realidade. “Temos que juntar forças. Senão, não vamos ter estrada”.

Movimento Pró-Vidas BR-381

O Movimento Pró-Vidas BR-381 reúne prefeituras, câmaras municipais, associações comerciais, Câmara de Dirigentes Lojistas, associações de municípios do Médio Piracicaba, Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Fiemg Regional do Vale do Aço e Sindicatos ligados ao setor de transporte com o objetivo de unificar as ações dos diversos segmentos para um resultado melhor e mais rápido em relação à duplicação da BR-381 e fomentar ações que amenizem os transtornos causados pelas obras de sua duplicação.
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Comentários

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Guima

07 de julho, 2023 | 08:51

“Esta mesma notícia eu ouvir a 25 anos atras.”

Eu

06 de julho, 2023 | 19:10

“Essa 381ainda vai eleger muitos políticos e no final ninguém faz nada.”

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