DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

06 de julho, de 2023 | 15:46

Operação combate o comércio ilegal de minério de ferro

Divulgação
Conforme a PF, as pessoas físicas e jurídicas envolvidas responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo, se condenados, cumprir até 13 anos de prisãoConforme a PF, as pessoas físicas e jurídicas envolvidas responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo, se condenados, cumprir até 13 anos de prisão

A Polícia Federal em Minas Gerais deflagrou na manhã desta quinta-feira 6/7/2023, a operação Gusa com o objetivo de combater a extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal de Janaúba, inclusive na cidade de Marabá/PA.

“A investigação foi iniciada a partir de fiscalização realizada por órgãos ambientais. Em outubro de 2022 foi apreendida grande quantidade de minério extraído ilegalmente na região. No início do ano de 2023 os investigados empreenderam grande esforço para furtar o minério já apreendido”, informa a PF em nota divulgada no fim da manhã.

Conforme a polícia, a região do norte de Minas Gerais tem sido alvo de diversos grupos criminosos operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério. As investigações constataram que os indivíduos e as empresas envolvidos nas operações ilegais “dispõem de complexa e robusta estrutura, tais como carretas, tratores e máquinas de grande porte”.

As pessoas físicas e jurídicas envolvidas responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo, se condenados, cumprir até 13 anos de prisão. As buscas visam elucidar outros crimes porventura cometidos.

O nome da operação, “Gusa”, faz referência ao produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno. (Com informações da Delegacia Regional da Polícia Federal em Montes Claros)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bom

07 de julho, 2023 | 16:05

“O ENGRAÇADO É QUE OS GRINGOS FAZEM A LIMPA ,GERAM POUQUÍSSIMOS EMPREGOS, DEIXAM O BAGAÇO PRA NÓS. AÍ FAZEM UMAS PRACINHAS E TÁ TUDO BEM.
NÉ DONA VALE ,DONA CENIBRA,?
E AS MORTES E OS DESASTRES? NINGUÉM FALA NADA.
AGORA VAI UM COITADO PROCURAR UMA PEDRINHA DE OURO, MORRE E POR LÁ FICA.
É PROIBIDO BRASILEIRO SE DAR BEM, SÓ OS GRINGOS E POLÍTICOS QUE ESTÃO AUTORIZADOS....”

Envie seu Comentário