05 de julho, de 2023 | 15:10
Vale inaugura novo Centro de Desenvolvimento Técnico em Ipatinga
Arquivo DA
Unidade voltada para a formação de maquinistas e profissionais da Estrada de ferro está localizada na Estação de Intendente Câmara

Às 9h desta quinta-feira (6), a Vale inaugura um novo Centro de Desenvolvimento Técnico voltado à formação de profissionais da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em Ipatinga. O Centro possui simuladores que recriam situações operacionais, antecipam diferentes cenários e avaliam o nível de resposta dos profissionais, informou a empresa, destacando que cerca de 380 empregados deverão ser treinados no local.
As cabines podem simular todas as funções que o maquinista executa durante uma viagem real do trem, em um ambiente seguro e controlado. O cenário é programado para que ele seja desafiado a executar a melhor condução possível e todas as suas ações são avaliadas de forma automática. Podemos comparar com um simulador para obtenção de carteira de motorista, porém, adaptado a realidade da ferrovia”, diz Eduardo Soares, gerente de Operações da Vale.
O treinamento é voltado para formação de maquinistas, oficiais de operação, controlador de pátios, controladores de tráfego, entre outros profissionais da empresa. É dividido em módulos, de acordo com a necessidade técnica, totalizando mais de 130 horas de preparação.
Este modelo de simulador foi desenvolvido no Brasil, fruto de uma parceria entre a Vale e a Universidade de São Paulo. Além de Ipatinga, também está presente na Unidade Tubarão, em Vitória (ES), e nas operações da empresa no Maranhão, onde é usado no treinamento de equipes que atuam na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Desde que passou a ser utilizada, a tecnologia contribuiu para a realização de 1,5 mil capacitações na Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]