04 de julho, de 2023 | 08:00
Missas, evento cultural e romaria para comemorar os 79 anos do Perd
O Parque Estadual do Rio Doce completa neste mês e julho 79 anos de criação. E a tradicional Romaria Ecológica será realizada neste ano, após ficar suspensa no período da pandemia de covid-19, além de outras programações.
A série de eventos programada para marcar o aniversário teve início no último fim de semana com a realização de missas em Timóteo. No próximo sábado (8), o evento Culturarte do Perd ocorre das 14h às 22h no restaurante, com atividades culturais, feira de artesanato, música e culinária.
A entrada é gratuita e a programação também marca os 20 anos de criação da Associação dos Amigos do Perd.
Nos dias 9, 10 e 11 de julho haverá missas nas comunidades de Dionísio. E nos dias 12, 13 e 14 as celebrações serão na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no município de Marliéria.
No sábado (15), a partir das 6h30, terá a saída dos cavaleiros da sede do município de Marliéria, em direção à portaria da unidade de conservação. E às 11h está previsto a celebração da Missa no interior do Parque Estadual.
Os cavaleiros que desejam participar deverão providenciar atestado sanitário dos animais. Neste ano não haverá realização de churrasco e não será permitido o uso de bebida alcoólica no interior da unidade de conservação, como já ocorreu nos anos anteriores. Informações sobre a documentação e condições para participação dos animais no telefone (31) 98551-6492 com o veterinário Jurandir Bastos.
O evento tem por objetivo resgatar os fatos históricos e religiosos do início da trajetória da Parque e todo o esforço do bispo Dom Helvécio para a criação da unidade de conservação, além de motivar e fortalecer a participação das comunidades do entorno.
História
O Perd foi a primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais por meio do Decreto de Lei nº 1.119, assinado em 14 de julho de 1944. Sua instituição foi resultado de um esforço do bispo Dom Helvécio para a preservação do grande remanescente do bioma Mata Atlântica existente nesta região, localizado nos municípios de Timóteo, Dionísio e Marliéria.
O parque tem cerca de 40 lagoas, e na mais famosa delas, a Dom Helvécio, são permitidas as atividades turísticas. Situada a oito quilômetros da portaria, tem sete quilômetros de espelho dágua e até 39 metros de profundidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tinho Mortadela
04 de julho, 2023 | 08:38Aproveita a missa para a reconciliação da Gerência do PERD e da Polícia Florestal. O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.”