30 de junho, de 2023 | 07:00
Setor alimentício tem aumento na procura por produtos de festa junina
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do AçoAs festas juninas são muito aguardadas anualmente, especialmente por causa das comidas típicas. E é tanta festança que os eventos e programação acabam se estendendo até julho (festas julinas), e dependendo, até os primeiros dias de agosto. Nesta época do ano é bem comum a produção de caldos, canjicão, maçã do amor, pé de moleque, pipoca, bolo de milho, o que não falta são opções. O fato é que o período é uma oportunidade para o comércio aquecer as vendas, com destaque para o setor de produtos alimentícios.
Na Cooperativa Consul, por exemplo, o gerente de compras Neivaldo Jacob confirma que as festividades desta época do ano movimentam a busca por alguns produtos. Essas comemorações são tradicionalmente marcadas por uma alta demanda por produtos típicos, o que tem um impacto positivo em nossas vendas. Durante as festas juninas e julinas, alguns itens costumam ter uma saída mais expressiva”.
Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) com empresas do segmento de minimercados, mercearias, armazéns, padarias, laticínios, doces, açougues, hipermercados, supermercados, bebidas e hortifrutigranjeiros, entre os dias 12 e 15 de junho em todo o estado de Minas Gerais, revelou que as comemorações juninas impactam, de forma positiva, 44,1% desses estabelecimentos.
Resultados melhores
Segundo o estudo, entre as empresas que são impactadas pelas festas, 45,5% acreditam que os resultados das vendas neste ano serão melhores, 31,8% esperam que serão iguais aos de 2022 e 14,2% que serão piores. Os motivos mais citados para explicar a expectativa positiva nas vendas são: aquecimento do comércio (27,1%), fim da pandemia (17,7%), otimismo (17,7%) e expressividade da data (9,4%).
Em relação às vendas de produtos típicos, na Consul o gerente de compras demonstra satisfação com os resultados alcançados até o momento. Os produtos foram bem recebidos pelos nossos clientes e observamos um aumento nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado”, avalia. O retorno já consquistado faz com que Neivaldo expresse otimismo com os números finais. Com base nos resultados positivos até agora e na resposta favorável dos clientes, acreditamos que o resultado das vendas em 2023 será melhor em comparação com o ano anterior”.
Produtos de destaque
O levantamento da Fecomércio MG revelou ainda os principais artigos inseridos nas lojas durante o período de festas. Entre os produtos específicos para a data, a grande estrela mencionada nas respostas foi a canjica (71,6%), seguida pelo amendoim (57,8%), pipoca (36,7%) e milho (30,3%).
Na Consul, a expectativa é de que a procura por alguns desses itens cresça cerca de 20%. Entre os produtos mais procurados estão alimentos como milho verde, pipoca, amendoim, vinhos, paçoca, canjica branca. Estimamos que a demanda por esses produtos aumente em torno de 20% durante esse período do ano”, relatou Neivaldo.
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