28 de junho, de 2023 | 13:00
NMC Sustentabilidade Integrativa inicia discussão sobre ESG
Em reunião coordenada pela diretora do Sindiextra, Christiane Malheiros, o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sindicato, composto por mais de uma centena de representantes das empresas do setor, iniciou a discussão sobre Certificação em ESG, em sua última reunião realizada no mês de maio.Foram apresentados os documentos da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas): Prática Recomendada 2030 e PE-487 - Procedimento Específico - para abertura dos debates sobre a verificação nas empresas pela ABNT sobre ESG.
Estas resoluções dialogam e se integram com diversas outras da ABNT, entre elas a ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental); ISO 16001 (Responsabilidade Social); ISO 37301 (Sistemas de Gestão de Compliance).
Os referidos documentos estabelecem e definem os Estágios de Maturidade ESG: Elementar, onde a empresa apenas tateia o tema; Não Integrado, onde as práticas são ainda dispersas e parciais; Gerencial, quando já existem processos estruturados e mecanismos de controle. Finalmente, os estágios Estratégico e Transformador, quando a empresa atinge sua maturidade. Serão avaliados mais de cem itens, distribuídos nos três eixos básicos do tema e cada um deles será classificado em 5 estágios.
Se em todos os três eixos básicos a empresa estiver alcançado o Estágio 3 e conseguir pelo menos pequena parte do estágio quatro, receberá da ABNT sua declaração de Conformidade. Se não estiver, a ABNT emitirá Declaração de Compromisso, onde será apresentado Plano de Ação para alcançar seu objetivo.
Todo o processo se inicia com a Auto avaliação. Após se inscreverem, as empresas receberão planilha para autopreenchimento, a qual deverá ser preenchida e enviada para a ABNT para análise. A partir daí, define-se a verificação in loco pela Agência.
A apresentação foi feita por Antônio Nahas, Presidente da NMC Integrativa, empresa filiada ao Sindiextra que já é certificada em ESG e atua no segmento minerário na área socioambiental, prestando serviço a diversas mineradoras.
Além de signatária do Pacto Global, a NMC é a primeira empresa de soluções socioambientais certificada BV ESG 360, em reconhecimento ao seu avanço em ESG e evolução em temáticas como direitos humanos; transparência na gestão; mudanças climáticas; relações e práticas de trabalho; promoção de responsabilidade social na cadeia de valor; diversidade, dentre outros.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]