28 de junho, de 2023 | 07:00

Brasil Participativo conta com proposta de criação de Universidade Federal do Vale do Aço

Divulgação
A proposta visa democratizar o acesso à universidade pública na região, oferecendo ensino púbico gratuito e de qualidadeA proposta visa democratizar o acesso à universidade pública na região, oferecendo ensino púbico gratuito e de qualidade

Com o objetivo de democratizar o acesso à universidade pública e ampliar a oferta de formação profissional técnica e tecnológica, foi criada a proposta, na plataforma Brasil Participativo, que prevê a criação de uma Universidade Federal do Vale do Aço. A votação é aberta à sociedade e os interessados em votar nessa proposta podem acessar o site brasilparticipativo.presidencia.gov.br e digitar “Universidade Federal do Vale do Aço” no campo de pesquisa que irá aparecer.

A proposta foi criada por Leonardo Patrick Souza, analista de políticas públicas pela Universidade Federal Fluminense e morador de Ipatinga. A proposta ainda foi apoiada por segmentos da sociedade civil, inclusive, pelos estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ipatinga.

Conforme Leonardo Patrick, o Vale do Aço é uma região estratégica para o estado, porém, não tem até hoje uma universidade pública instalada. “Então a nossa defesa é para que o Vale do Aço tenha sua própria universidade. Queremos mais oportunidades para nossa juventude com ofertas de ensino púbico gratuito e de qualidade”, afirmou.

Brasil Participativo
O Brasil Participativo é plataforma do governo federal que coleta propostas e votos da população para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O PPA é elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente. O documento define metas, diretrizes e programas do governo e deve ser entregue aos senadores e deputados no Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Debate
Os autores das cinco propostas mais votadas pela população no Brasil Participativo vão ser convidados para debate sobre o tema no 3º Fórum Interconselhos, que será realizado em agosto deste ano. As propostas e programas priorizados pelas usuárias, com maior engajamento, serão analisadas pelos órgãos responsáveis. Em seguida, vão virar um Projeto de Lei (PL) encaminhado para o Congresso Nacional, até 31 de agosto. Após a aprovação dos deputados e senadores, o PPA poderá ser colocado em prática a partir de 2024, com as demandas e contribuições da população brasileira.

Iniciativa
A iniciativa é assinada pela Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) e Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A Plataforma contou com a parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e foi desenvolvida com o apoio da Dataprev, da comunidade Decidim-Brasil e da Universidade de Brasília (UnB). A base da plataforma participativa, intitulada de Decidim, é em software livre e foi desenvolvida pela prefeitura de Barcelona (Espanha), servindo de referência para outros governos e países.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana Luiza Lemos

05 de julho, 2023 | 12:35

“Ficaremos mais peritos de nossas famílias e eles vão poder ajudar caso estejamos com dificuldade financeiras etc.”

Deividy Gonçalves dos Santos

28 de junho, 2023 | 17:48

“Toda melhoria é bem vinda sempre;
.
.
.
Difícil é acreditar que tal demanda possa ser concretizada
Apesar da nossa importância econômica no cenário estadual e nacional, o Ipatinga e o Vale do Aço não tem relevância alguma Brasil afora; e podemos perceber isso quando ;
- não temos um aeroporto de qualidade;
- não temos sequer transporte rodoviário e rodoviária de qualidade, Ipatinga só tem linhas diretas interestaduais para cidades grandes/importantes - São Paulo, Santos e Guarapari e interestadual para Belo Horizonte e Juiz de Fora, fora isso TODOS AS PARTIDAS são de cidades como Gov. Valadares, Cel Fabriciano, Timóteo, Belo Horizonte e até mesmo da Bahia, e as pessoas acham normal a passagem esta marcada para as 8h e ônibus chegar as 8h45 por exemplo sendo que na maioria dos destinos, 80% dos passageiros embarcam em Ipatinga;
- não temos uma delegacia da policia federal;
- não temos políticos que representem de verdade a região e busque o interesse coletivo acima do individual
- não temos concorrência no transporte em massa, intermunicipal e municipal;

E AGORA VEM COM A LADAINHA QUE UNIVERSIDADE FEDERAL NO VALE DO AÇO, quem acredita levanta a mão !”

Everton Bragança

28 de junho, 2023 | 16:44

“E o CDP (antigo SENAI/ USIMINAS) seria um bom local para ser instalada um dos campi da Universidade Federal do Vale do Aço.
Lá, além de ser imenso, e ser um local que já formou dezenas de milhares de pessoas, já possui total infra estrutura, além de centenas de salas já equipadas, e até mesmo campo de futebol e espaço para de instalação de centro poliesportivo, moradia e mais salas de aula. Apoio esta proposta.”

Denize de Lourdes Rodrigues Fereira

28 de junho, 2023 | 09:49

“Voto a favor de ter universidade federal em ipatinga”

Antonio

28 de junho, 2023 | 08:03

“Antes tarde, que nunca.”

Paulo

28 de junho, 2023 | 07:24

“Parabéns pela iniciativa, duas coisas que a região precisa pelo seu tamanho e importância, uma universidade pública e um hospital regional. Agora é o momento do Vale do aço buscar seu protagonismo nacional , só espero que não tenha só cursos destinados a mão de obra para as usinas.”

Envie seu Comentário