26 de junho, de 2023 | 15:25

Projeto ensina a transformar agregado siderúrgico em material de arte

Fotos: Divulgação
Criações a partir de técnicas ensinadas no projeto ''Agregando Arte''Criações a partir de técnicas ensinadas no projeto ''Agregando Arte''
Em uma região que tem a indústria do aço em sua essência, nasce também um novo olhar sobre o agregado siderúrgico. O coproduto gerado no processo de fabricação de aço tornou-se matéria-prima para obras de arte, a partir de uma pesquisa inédita da artista plástica Rosane Dias. Dessa forma, aliando arte, sustentabilidade e economia criativa, surge o projeto “Agregando Arte”.

A iniciativa é realizada pela artista plástica Rosane Dias e, para além da produção de obras de arte, busca promover a capacitação técnica, o posicionamento profissional, a geração de trabalho e renda, e, consequentemente, estimular a economia criativa da região. O projeto tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, reforçando a atuação social da empresa em contribuir para a redução da desigualdade social e em fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está presente.

“Diante da necessidade de explorar novas ideias para reutilização desse resíduo, iniciei, em 2016, uma pesquisa em busca por soluções criativas para transformá-los em produtos artesanais, objetos de valor estético, funcionais e que possam contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades onde trabalhamos. De forma totalmente artesanal, consegui transformar a matéria-prima em tintas, produzindo cores inspiradas na região do Vale do Aço, e uma massa que possibilita a criação de objetos tridimensionais, como biojoias, objetos de decoração e brindes”, detalha Rosane Dias.

Rosane Dias é a artista plástica responsável pelo projeto inovadorRosane Dias é a artista plástica responsável pelo projeto inovador
Para aprender a utilizar o agregado siderúrgico como matéria-prima, durante oito meses, em aulas semanais, as artesãs selecionadas para participar receberão atividades teóricas e práticas e serão estimuladas a relacionar a matéria-prima com a cultura local, para criar produtos artesanais originais e sustentáveis. Os conteúdos abordam desde a identificação com a cultura e a identidade territorial, passando pelas técnicas de preparação, pigmentação e utilização do agregado siderúrgico, de sensibilização para o design até a parte do empreendedorismo. Em parceria com o Sebrae Minas, será oferecido também treinamento de controle financeiro e atendimento ao cliente. A participação no projeto é gratuita e as inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas no site www.agregandoarte.com.br até a próxima sexta-feira (30), 18h. São 20 vagas e a lista dos selecionados será divulgada no mesmo site.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário