24 de junho, de 2023 | 13:30
Primeira edição do novo Mundial de Clubes será nos EUA, em 2025
Disputado até então em países da Ásia e ultimamente no continente africano, o Mundial de Clubes terá novo formato e nova sede na edição de 2025 com 32 equipes. A definição partiu do Conselho a Fifa, escolhendo os Estados Unidos como a sede.
A competição terá novo nome: Copa do Mundo de Clubes”. Será uma espécie de prévia da Copa do Mundo de seleções de 2026, que os Estados Unidos organizarão em conjunto com o México e o Canadá. De acordo com a Fifa, o processo de escolha levou em consideração os requisitos de infraestrutura e serviços, além de objetivos estratégicos mais amplos para o torneio.
Participantes
Para evitar choques com a Uefa e seus filiados, a Europa foi contemplada com o maior número de vagas, 12 participantes. Já a América do Sul terá seis representantes, diante de quatro da Ásia, África e Concacaf. A Oceania terá um time e um representante do país-sede fechará a lista de 32 equipes.
O Conselho da Fifa também nomeou os países-sede de outros eventos da entidade. A Indonésia será a casa da Copa do Mundo Sub-17 deste ano. Já para 2024, a Colômbia foi a escolhida para hospedar a Copa do Mundo Feminina Sub-20 e a República Dominicana sediará a Copa do Mundo Feminina Sub-17. A Copa do Mundo de Futsal será realizada no Usbequistão.
Palmeiras e Flamengo
Desde já, a Copa do Mundo de Clubes de 2025 já conta com 12 equipes classificadas. Do Brasil, Palmeiras e Flamengo lá estarão, pelos títulos da Libertadores de 2021 e 2022, respectivamente. Por enquanto, eles terão companhia de Chelsea, Real Madrid e Manchester City, campeões das últimas três edições da Liga dos Campeões, além de Al-Ahly, Al-Hilal, Urawa Reds, Monterrey, León, Seattle Sounders e Urawa Reds.
Copa de 2030
A Fifa anunciou também o adiamento do lançamento formal do processo de licitação para a Copa do Mundo de 2030, que marcará o centenário da competição. O Regulamento de Licitação será apresentado para aprovação na próxima reunião do Conselho da entidade, previsto para setembro ou outubro deste ano. O processo licitatório será lançado oficialmente só após a nova reunião. A nomeação do novo ou novos anfitriões da competição não será mais divulgada no terceiro trimestre de 2024. Passou para o último trimestre do próximo ano. Todos os continentes poderão se candidatar para ser sede. Entretanto, nos bastidores a Arábia Saudita já surge como uma das candidatas mais fortes (talvez em parceria com outros dois países árabes), tendo já exposto seu desejo. A contratação de profissionais de renome do mundo inteiro para treinar e jogar no seu campeonato nacional é uma das formas de mostrar a sua capacidade e, ao mesmo tempo, popularizar seu futebol além da península arábica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]