24 de junho, de 2023 | 00:01

Festival Murucututu diverte a criançada no Vale do Aço

Praça do Coliseu, em Timóteo, e Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, recebem as próximas atrações

Fotos: Divulgação
O festival itinerante movimentou a cidade de Antônio Dias, no fim de semana passadoO festival itinerante movimentou a cidade de Antônio Dias, no fim de semana passado

O colorido e a alegria do projeto “Murucututu Itinerante - Festival para crianças” vão tomar conta da Praça do Coliseu em Timóteo, neste fim de semana, e do Teatro Zélia Olguin em Ipatinga, nos dias 27 e 28/6 (terça e quarta-feira da próxima semana). O Festival Murucututu, que está levando experiências artísticas gratuitas ao público infantil, teve início em 31 de maio e já pousou nas cidades de Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Itabira e Nova Era com programação de teatro, música, circo e cinema, e quase 150 oficinas em escolas, com diversas linguagens artísticas para as crianças.

A programação inclui recreação com as crianças, apresentação teatral, música e cinemaA programação inclui recreação com as crianças, apresentação teatral, música e cinema
Na sexta-feira (23), o festival promove apresentações para escolas do espetáculo “Prutiti - Memórias de estimação”, da Insensata Cia. de Teatro. A comunidade vai poder participar das atrações gratuitas na Praça do Coliseu, neste sábado e domingo (24 e 25/6), a partir das 15h, com o encontro criativo para as crianças, as apresentações das peças “Memórias de um quintal”, da Insensata Cia. de Teatro, e “Regalos -Teatro para bebês”, do grupo DaMa Espaço Cultural, além da “Mostrinha de cinema”. O Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, vai ser palco do festival itinerante, nos dias 27 e 28 de junho, com apresentações para escolas do espetáculo “Xabisa”.

Por onde já passou
A primeira parada do Murucututu foi em Itabira, no dia 31 de maio, levando quase 600 crianças para a plateia do espetáculo “Brinquedorias”, do Grupo Serelepe. Em Nova Era, o Murucututu alcançou cerca de 2 mil pessoas nas atividades realizadas na Fazenda da Vargem e na Praça Morro do Padre. Coronel Fabriciano foi a terceira cidade a receber a programação, no dia 14/6, com as apresentações do espetáculo “Aquarela”, do Grupo Maria Cutia.

Antônio Dias sediou as atrações na última semana, no dia 15/6, com apresentações em escolas do espetáculo “Na Roda”, do Grupo Maria Cutia. No fim de semana anterior (dias 17 e 18/6), a Praça Ana Angélica, no Centro da cidade, recebeu a programação de atividades para crianças, apresentações teatrais e exibição de filmes infantis.

Inspiração
Murucututu é o nome indígena dado a uma coruja que vive na região amazônica e no Pantanal, mas também é uma figura importante do folclore brasileiro. Na cultura popular, é a mãe do sono invocada em canções de ninar e, para alguns povos, é o grande mistério, uma divindade que rege os ciclos da natureza. É, também, uma homenagem ao espetáculo de mesmo nome do Duo Rodapião, de Belo Horizonte, formado por Eugênio Tadeu, curador do festival, e Miguel Queiroz.

O projeto “Murucututu - Festival para crianças” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cenibra e realização de Aventura e do Ministério da Cultura. A programação completa pode ser conferida em: https://www.instagram.com/murucututu/.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário