22 de junho, de 2023 | 13:00

11º Batalhão de Bombeiros Militar comemora 45 anos da presença do Corpo de Bombeiros no Vale do Aço

Divulgação
Em 2018 a unidade foi elevada à condição de 11º Batalhão de Bombeiros MilitarEm 2018 a unidade foi elevada à condição de 11º Batalhão de Bombeiros Militar

Há 45 anos o Corpo de Bombeiros Militar atua nos municípios do Vale do Aço. A primeira turma, composta por 40 militares, chegou à região em 1978, para formar a primeira seção do terceiro subgrupamento de incêndios.

A unidade foi designada, em 1994, como 2º Pelotão da 3ª Companhia Especial de Bombeiros, do 1º Batalhão localizado em Belo Horizonte.

Desde sua inauguração a unidade ocupava as dependências do 14º Batalhão da Polícia Militar, onde permaneceu até dezembro de 2003, quando da sua mudança para atual sede no Centro de Ipatinga, em janeiro de 2004.

Neste período, a unidade ficou subordinada à 1ª Companhia Independente de Governador Valadares, se tornando-se a 3ª Companhia de Bombeiros de Ipatinga. Em 2006 foi renomeada como 2ª Companhia do 6º Batalhão em Governador Valadares.

Passados dez anos, em 2015, a unidade foi elevada à condição de 3ª Companhia Independente, tornando-se administrativa e financeiramente uma unidade autônoma dentro da estrutura do corpo de bombeiros militar.

Já, em 2018 a unidade foi elevada à condição de 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

“Ao longo de sua história vários militares passaram e exerceram suas funções de forma valorosa, trazendo segurança e conforto para a sociedade mineira e em especial para a população da região do vale do aço”, afirma nota divulgada nesta quinta-feira pelo comando da unidade.

Atualmente o 11º Batalhão, sediado em Ipatinga, possui frações subordinadas nas cidades de Coronel Fabriciano, Itabira, Timóteo, Manhuaçu, Caratinga e Ponte Nova, além de ser responsável pela coordenação da Brigada Municipal da cidade de Ipanema. Sua área de abrangência chega a 30.700 km², com uma população de 1.837.000 habitantes, a maior população de uma unidade do interior do estado de minas gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário