23 de junho, de 2023 | 00:01
Ação Educativa aborda questões de gênero no mês da diversidade
Neste sábado (24), a partir das 10h, a Ação Educativa do Instituto Usiminas vai oferecer à comunidade do Vale do Aço mais um debate gratuito da série de cursos do Programa de Formação de Professores”, que tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o advogado, ativista em direitos humanos e professor Renan Quinalha conduzirá uma discussão sobre como as questões de gênero podem amparar temas na atualidade. O evento acontece no teatro do Centro Cultural Usiminas e as inscrições estão abertas.Divulgação/IU
O Centro de Memória Usiminas recebe mais uma edição do programa de formação de professores
Com um olhar crítico para a história da arte, o curso pretende investigar a presença das mulheres e da comunidade LGBTQIAP+ em imagens produzidas por artistas que reelaboram essas presenças nas artes visuais. A partir da produção de artistas e intelectuais mulheres, serão debatidos meios para instrumentalizar os cursistas a incentivar discussões sobre gênero em sala de aula”, descreve a produção.
É muito significativo trazer esse tema para os educadores do Vale do Aço, dentro de um programa cheio de importantes discussões ao longo do ano. Esse encontro é mais uma atividade que reforça nossa atuação social nesses 20 anos de educativo e fortalece nosso objetivo em promover uma educação de qualidade, aproximando famílias, estudantes e professores de diversas linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida das comunidades”, afirma João Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.
Ana Gabriela Dias Cardoso, diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social da Usiminas, destaca que essa ação faz sinergia com o compromisso e os valores da empresa. Implantamos o Programa de Diversidade e Inclusão em 2019 em busca de estabelecer um ambiente organizacional de respeito por meio da inclusão, empoderamento e promoção dos direitos. Também, integramos o Pacto Fórum Empresas e Direitos LGBTI+, a fim de tornar inaceitável a violência, a exclusão, a humilhação, o assédio e a discriminação contra indivíduos em razão de orientação sexual e identidade de gênero. Apoiar esse curso é reforçar todo esse trabalho, reiterando a histórica atuação social da Usiminas”, diz.
Quem é?
Renan Quinalha é advogado e ativista no campo dos direitos humanos. É professor e coordenador do curso de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e coordenador adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Também, é doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP); mestre em teoria geral e filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP); graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.
Inscrições
A produção informa que haverá sorteio de ônibus gratuitos para viabilizar a visitação de estudantes de escolas públicas aos equipamentos culturais do Instituto Usiminas. As atividades se estendem até novembro com cursos sobre acessibilidade e antirracismo. Todos os cursos oferecem certificados. Os interessados em participar podem se inscrever pelo WhatsApp da Ação Educativa (31 98437-3330) ou via Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas.
SERVIÇO
Sábado - 24/6 | Programa de Formação com Professores
O que podemos aprender com as questões de gênero?” - com Renan Quinalha
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Usiminas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]