20 de junho, de 2023 | 15:00

Timóteo faz pré-conferência sobre a Lei Paulo Gustavo

Divulgação/PMT
Iniciativa garante a oferta de projetos e atividades culturais para a população da cidadeIniciativa garante a oferta de projetos e atividades culturais para a população da cidade
A Subsecretaria de Cultura de Timóteo promove, nesta quarta-feira (21), a Pré-Conferência de Cultura. Conforme a assessoria, “o evento tem a conotação de consulta pública relacionada à implementação da Lei Paulo Gustavo, que prevê a transferência de recursos do Fundo Nacional de Cultura para estados e municípios destinados exclusivamente ao segmento da cultura, em suas mais diversas manifestações”.

Os artistas e agentes culturais timoteenses estão convidados a participar da plenária a ser realizada no Salão Brasil do Hotel Dom Henrique, no Centro-Norte de Timóteo, localizado ao lado da Fundação Aperam. O credenciamento ocorrerá a partir das 18h30 e a plenária prevista para o período de 19h as 21h.

Segundo o subsecretário municipal de Cultura, professor Cláudio Gualbertto, que participou das reuniões com o Ministério da Cultura na capital mineira, entre os dias 13 e 14 de junho, a participação da classe artística local é fundamental para que os editais de repasses dos recursos a serem publicados pela administração municipal “possam representar as demandas e os interesses dos fazedores de cultura de Timóteo”. Na avaliação do gestor, a implementação da Lei Paulo Gustavo, além de garantir a oferta gratuita de projetos e atividades culturais para toda a população, durante as comemorações do 60º aniversário de Timóteo em 2024, vai contribuir para impulsionar “a cadeia produtiva do setor, com a geração de trabalho e renda para fazedores de cultura dos mais diversos perfis”.

Em atenção às recomendações do Ministério da Cultura e da Secretária Nacional dos Comitês de Cultura, o plano de ação do município para recebimento da Lei Paulo Gustavo foi apresentado na data-limite de 15 de junho, e a cidade está credenciada “para o segundo lote com previsão de recebimento dos recursos, condicionado ao cumprimento de outros critérios de habilitação”, conforme a assessoria.

Além da participação na pré-conferência, a Subsecretaria Municipal de Cultura reforça que a atualização do cadastro dos fazedores de cultura locais é imprescindível para a utilização integral dos recursos destinados ao município de Timóteo. O procedimento é simples, gratuito e rápido, foi aberto no início de abril e é a condição primária para a participação dos agentes em editais de projetos a serem fomentados com recursos da Lei Paulo Gustavo. Os interessados devem acessar, até esta quarta-feira (21), o link disponível no site da Prefeitura para a realização do cadastro de artistas e produtores culturais de Timóteo:
https://docs.google.com/forms/d/1jrzhvx8Ex5N9rLgchdy3XhptCDGapBYSMfE2pQTKCKw/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário