16 de junho, de 2023 | 15:35

Evento ''Transformando o Futuro'' leva incentivo e inspiração aos estudantes no Ipatingão

Estudantes de escolas públicas do Vale do Aço falaram da experiência em entrevista ao Diário do Aço

Anderson Figueiredo
Pela manhã, milhares de estudantes do ensino médio, vindos de cidades da região, lotaram o Ipatingão Pela manhã, milhares de estudantes do ensino médio, vindos de cidades da região, lotaram o Ipatingão
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do Aço
Conhecimento, aprendizado, superação, incentivo aos estudos, lições e muita motivação para acreditar nos próprios sonhos e na capacidade de torná-los realidade. A programação recheada, preparada para o evento “Transformando o Futuro”, realizado nesta sexta-feira (16), no Ipatingão, proporcionou um pouco de tudo isso aos alunos da rede pública de ensino da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) que estiveram presentes no estádio.

Os estudantes puderam escutar de pessoas que eles tanto admiram, palavras de encorajamento e incentivo.

Influenciadores como Bianca Andrade (Boca Rosa), Camilla de Lucas, Luan Kovarik, mais conhecido como Jon Vlogs, contaram um pouco de suas trajetórias até alcançarem o sucesso. Sharon Morais e o ex-CQC Rafael Cortez comandaram o evento.
Anderson Figueiredo
A analista do Sebrae Minas, Vanessa Silva, conversou com a influenciadora digital Camilla de Lucas, que contou sua história A analista do Sebrae Minas, Vanessa Silva, conversou com a influenciadora digital Camilla de Lucas, que contou sua história


A ação, considerada um dos maiores eventos de educação empreendedora do país, que reuniu em apenas um dia cerca de 14 mil estudantes de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, foi organizada pelo Sebrae Minas, e recebeu o apoio da administração municipal de Ipatinga e da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.

Para o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, o evento superou as expectativas. “É muito bom ver os alunos, os educadores sendo agraciados com uma programação tão diferenciada como essa. Trazendo inspiração para mostrar o seguinte: sim, as habilidades empreendedoras podem moldar esse jovem para que a gente tenha um futuro melhor”, declarou.
Anderson Figueiredo
Victória Marcela, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Silvino Pereira, disse que a experiência foi incrívelVictória Marcela, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Silvino Pereira, disse que a experiência foi incrível

Formação dos estudantes
Durante entrevista concedida à reportagem do Diário do Aço, a superintendente regional de Ensino da SRE de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade e a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, destacaram a relevância da educação empreendedora para transformar a realidade dos jovens e enriquecer a formação dos estudantes. “Nós queremos formar jovens protagonistas. A ideia é sensibilizá-los, motivá-los, para que cada um construa o seu caminho”, disse Edvania.

“Nós trabalhamos o sujeito de forma integral, é essa a propositura hoje de se trabalhar um aluno que vai desenvolver as múltiplas habilidades. Então vem aí o empreendedorismo para trabalhar e vivenciar isso, com uma mudança transformadora no comportamento desse aluno”, afirmou Patrícia.

Influenciadoras defendem: educação é a base
As influenciadoras Camilla de Lucas e Bianca Andrade (Boca Rosa) salientaram a importância que a educação teve em suas vidas para a realização de seus sonhos, especialmente para alcançarem a carreira que tem hoje. “Sou influenciadora, mas cursei contabilidade. Vim de escola pública, não tive condições de pagar um pré-vestibular, foi prestando atenção nas aulas, os professores de escola pública são capacitadíssimos. Então eu falo que depende do aluno. Para poder transformar a vida dele somente a educação”, reforçou Camila. Bianca acompanhou a colega de profissão. “Educação é a transformação. Se eu saí de onde eu saí e consegui crescer foi justamente por buscar aprendizado. A educação é transformadora e que a gente sempre acredite nisso”.
Anderson Figueiredo
Bianca Andrade (Boca Rosa), foi recebida no palco pelos apresentadores Sharon Morais e o ex-CQC Rafael CortezBianca Andrade (Boca Rosa), foi recebida no palco pelos apresentadores Sharon Morais e o ex-CQC Rafael Cortez

Estudantes
Os estudantes que participaram da aula de empreendedorismo saíram contanto os aprendizados. A manhã empolgante rendeu experiências para aplicar na própria vida. “Aprendi que a gente não pode desistir dos nossos sonhos, correr atrás de tudo o que a gente quer”, descreveu Victória Marcela, adolescente de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Silvino Pereira, em Coronel Fabriciano.

Jenniffer Gomes, de 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro, em Ipatinga, avaliou que eventos com o desta sexta-feira são importantes. “É muito bom trazer os alunos para eventos diferentes, porque ao mesmo tempo que eles aprendem, eles podem se divertir”.

Abraão Marco e Assuero Itiel, ambos de 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio, que frequentam a Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, em Timóteo, ficaram maravilhados com a chance de ter uma aula dentro do estádio. “É a primeira vez que eu venho em um evento desse tamanho, dessa magnitude e estou muito feliz de estar aqui”, observou Abraão.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Renata

18 de junho, 2023 | 08:33

“Estive no evento e digo que fizeram um mega investimento, numa mega estrutura, para não trazer nada de relevante aos alunos. Umas falas vazias, de pessoas vazias dando a falsa ilusão de que não é necessário estudar, que é possível ficar rico sem esforço. Teve influenciador ostentando cordão de ouro, outra dizendo que desobedecia a mãe. Desse nível...”

Christiane de Oliveira

17 de junho, 2023 | 12:47

“Os comentários sobre esta matéria foram muito relevantes, sugiro que seja base para uma reportagem sobre empreendedorismo, ficou muito claro o que a sociedade compreende sobre empreendedorismo para jovens e a repulsa em relação ao evento. O tema Jovem Aprendiz é muito interessante, unindo à CULTURA midiática, os dois demandam estudos, e é o que espera-se que alunos adquiram na escola: aprendizagem, conhecimento e informação com base nas políticas públicas da BNCC, LDB, ECA, Constituição Federal ....e agora Políticas Públicas Midiáticas. Inclusive, o forte nas políticas públicas do Estado de Minas Gerais são os cursos profissionalizantes entre eles: técnico em logística, técnico em administração, técnico em informática... ainda não criaram o técnico em influenciador digital.”

Rogerio Santos

17 de junho, 2023 | 11:49

“"Transformando o futuro", que vergonha, que evento tosco esse do Sebrae, em vez de ensinar conteúdo que preste, trouxe blogueirinhos, que não ajudam em nada para melhorar o ensino e as qualificações das nossas crianças.”

Envie seu Comentário