CADERNO IPATINGA 2024

17 de junho, de 2023 | 14:00

Opinião: Tempos difíceis para o mercado de trabalho

Paulo Feldmann *

Já se foi a época em que bastava a economia crescer para sabermos que haveria geração de empregos formais com carteira assinada. Hoje isso não é mais verdade, e a razão é o uso maciço de novas tecnologias, não apenas robôs e equipamentos de automação, mas também celulares e seus apps, incrivelmente eficientes. Este fenômeno ficou evidente com as altas taxas de desemprego que predominaram em praticamente toda Europa em 2022 e que agora diminuíram um pouco, mas ainda permanecem acima de 7% em países como a França, Espanha, Itália e Grécia, entre outros.

Interessante que o primeiro diagnóstico, entre 2021 e 2022, colocava a culpa justamente na pandemia e nos problemas que os lockdowns causaram nas cadeias de valor. A falta de componentes e peças vitais para a indústria era considerada a causa número um da inflação e do crescimento das taxas de desemprego.
Nos últimos meses, análises mais aprofundadas começaram a ser feitas, principalmente na Europa, e se descobriu, por exemplo, que tanto em 2021 como em 2022 houve quebra do recorde de venda de robôs e o mercado de trabalhadores de aplicativo explodiu no mundo inteiro.

Segundo a Federação Internacional de Robótica, em 2021 foram vendidos quase meio milhão de robôs pelo mundo e, com isso, o número de robôs em operação superou os 3,5 milhões. Ainda não foram divulgados os números de 2022, mas sabe-se que o crescimento foi ainda maior.

Também em 2021, a McKinsey, considerada a mais importante empresa de consultoria do mundo, divulgou dados sobre a chamada Gig Economy – aqui chamada de economia Uber ou economia dos aplicativos. Esses dados constatavam que mais de um quarto dos trabalhadores norte-americanos já eram trabalhadores de aplicativos e recebiam a demanda por seu trabalho através de algum app.

“Com o barateamento acentuado e massificação do uso dos
equipamentos de automação, poucas atividades ficam imunes”


O fato é que esse processo é irreversível, a ponto de Dani Rodrik, professor de Harvard e considerado o economista que mais publica e impacta no mundo, ter dito em entrevista recente ao Estadão que já não adianta fazer política industrial orientada para empresas grandes e exportadoras, pois estas deixaram de gerar emprego. Ou seja, a automação atingiu proporções enormes.

Até recentemente pouco se questionava o emprego de tecnologias que eliminavam empregos. Isto porque, em geral, novas tecnologias aumentam a produtividade da economia como um todo, e acreditava-se que ao mesmo tempo que algumas profissões eram eliminadas outras mais novas estavam sendo criadas. O fato é que, com o barateamento acentuado e massificação do uso dos equipamentos de automação, poucas atividades ficam imunes. Sem contar que, com a chegada da inteligência artificial, agora os empregos de alta qualificação também estão sendo afetados. Médicos, advogados, jornalistas estão assustados com o avanço da IA em suas profissões.

Mais do que outras nações, o Brasil precisa se preparar para esses novos tempos que os americanos chamam de jobless growth – crescimento sem emprego. Isso porque nosso país já possui 40% do total de trabalhadores ligados ao mercado informal. São cerca de 39 milhões de pessoas que trabalham sem carteira assinada e sem direito a qualquer proteção: não possuem convênio médico, não têm direito nem ao FGTS, nem à Previdência ou ao 13º salário. Se adicionarmos os que estão desempregados, vamos chegar à metade da força de trabalho brasileira. Sem dúvida, uma situação gravíssima que demanda uma urgente e imediata política de geração de empregos por parte do governo federal.

O pior é não fazer nada e achar que o mercado vai resolver esse enorme problema. Esperamos que a economia volte a crescer vigorosamente o quanto antes, mas se não houver uma política governamental centrada na geração de empregos formais, veremos o aumento ainda maior da taxa de desempregados e da informalidade. Daqui para frente, emprego formal será cada vez mais difícil.

* Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

17 de junho, 2023 | 21:08

“Bom texto, a olhar pelo lado da mídia festiva haverá sempre a manipulação dos números. Parece que é isso, infelizmente, o que está acontecendo. A atividade econômica duma nação sempre caminha junto com a sua atividade política - quer queira quer não.”

Envie seu Comentário