15 de junho, de 2023 | 16:00
Venda da SAF do Ipatinga pode ser concretizada em breve
Waldecy Castro
O presidente Nicanor Pires poderá anunciar a negociação da SAF ao Conselho Deliberativo do clube nos próximos dias

Prossegue nos bastidores a difícil negociação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Ipatinga Futebol Clube, envolvendo o presidente da agremiação Nicanor Pires e alguns interessados de fora do Vale do Aço. Informações apuradas pelo Diário do Aço apontam a expectativa que o negócio pode se concretizar até a próxima semana, com a venda para um grupo empresarial de Belo Horizonte.
O dirigente, inclusive, está na capital mineira realizando as conversas com os interessados, que são empresários ligados ao futebol também em outros estados. De imediato, os proponentes estariam dispostos a quitar as dívidas emergentes do clube (a última folha salarial da disputa do Módulo A deste ano; Débitos na FMF e CBF e com alguns fornecedores desta temporada), além de efetivar o complexo processo de recuperação judicial, em acordos conduzidos por um escritório de advocacia de Belo Horizonte.
A dívida com ex-jogadores, ex-treinadores, ex-preparadores físicos, ex-funcionários e uma série de fornecedores supera os R$ 30 milhões. Num eventual processo de recuperação judicial, há a expectativa de se reduzir à metade, por meio de acordos firmados na Justiça, com garantias fornecidas pelos possíveis compradores. Esta possível aquisição da SAF, entretanto, deverá passar pela aprovação do Conselho Deliberativo do clube antes de ser sacramentada.
Com isso, o clube teria outra gestão do seu futebol, organizando-se de maneira profissional, até porque nesse sistema de SAF não é permitido o atraso de compromissos financeiros com quaisquer funcionários e fornecedores, sob pena de o processo de recuperação judicial ser anulado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]