15 de junho, de 2023 | 16:05

Hospital Dr. José Maria Morais alerta contra tentativa de golpes em famílias de pacientes

Arquivo DA
Todos os serviços prestados pela instituição (consultas, tratamentos, exames e cirurgias), são gratuitos e pagos pelo Sistema Único de SaúdeTodos os serviços prestados pela instituição (consultas, tratamentos, exames e cirurgias), são gratuitos e pagos pelo Sistema Único de Saúde

O Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM), gerido pela Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano, divulgou nesta quinta-feira (15), um alerta para possíveis golpes, pelo WhatsApp, solicitando pagamento para realização de procedimentos médicos.

“Todos os serviços prestados pela instituição, como: consultas, tratamentos, exames e cirurgias, são gratuitos, e seu custeio é feito integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a assessoria.

Conforme a nota, em hipótese alguma, o Hospital Dr. José Maria entra em contato com pacientes, acompanhantes ou familiares para solicitar pagamento de qualquer valor financeiro para realização de exames ou demais procedimentos.
A necessidade de reiterar tais informações se deve às recentes tentativas de golpes sofridas por alguns familiares e acompanhantes de pacientes em internação na UTI da instituição.

Na quarta-feira (14), quatro acompanhantes (familiares) de pacientes em internação na instituição receberam mensagens, pelo Whatsapp, de um suposto representante do hospital solicitando a realização de um exame e que para isso seria necessário o depósito de determinada quantidade em dinheiro em uma conta corrente indicada. “Isso é fraude”, alerta.

A cobrança de serviços públicos na área da saúde é indevida e deve ser comunicada às autoridades, inclusive à direção da instituição hospitalar. Segundo Ernany Duque, diretor Executivo do HJMM, um dos pacientes "estranhou a mensagem" e imediatamente procurou a direção da instituição, que teve uma resposta rápida e efetiva da direção da instituição. Primeiro, entramos em contato com todos os familiares dos pacientes internados na ala onde ocorreu o fato, fizemos o boletim de ocorrência e o fato segue em apuração pelas autoridades competentes. Também lançamos comunicados nos canais oficiais do Hospital, prefeitura e boletins internos”, detalhou.

Dados dos pacientes
A direção do HJMM destaca ainda que não repassa informações de pacientes por telefone e preza pela ética, humanização do atendimento e segurança dos pacientes, acompanhantes e profissionais da instituição.

“Nesta quinta-feira (15) não houve mais registros de tentativas de golpes, mas toda a direção do HJMM segue atenta e vigilante e reforçando as informações de segurança de dados para os pacientes, familiares e acompanhantes da instituição”, acrescenta.

"Jamais repasse informações pela internet ou telefone sem confirmar se está falando com um canal oficial. Se qualquer paciente ou familiar receber uma ligação ou mensagem desta natureza, a orientação é não clicar em nenhum link enviado por números desconhecidos, não fazer o depósito e reportar imediatamente o caso para a recepção e direção do Hospital Dr. José Maria Morais”, conclui.

Em caso de dúvidas, a orientação é que o paciente, acompanhante ou familiar entre em contato pelos telefones do Hospital: 3406-7390 e 3406-7388.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Kk

16 de junho, 2023 | 11:15

“Mas explica direitinho, na época do petê como funcionava a administração interna? Quem formava a equipe administrativa? TInha boatos dos responsáveis? Ou será que eram operários da nova era executando os projetos comunistas?!! Ladainha de petê que não passa....”

Marly Elena de Jesus

16 de junho, 2023 | 09:14

“NOSSA um hospital de Alta categoria, levando golpes de ladrões?
Tem que publicar mesmo.
Minha irmã FOI muito bem atendida,ela faleceu pôr causa da diabetes,mas nós familiares estávamos sabendo.
Parabéns Dr.Marcos Vinícius.”

Jj

15 de junho, 2023 | 17:41

“Na época do PT era o golpe do Hospital Fechado e o povo dando golpe usando "contas falsas" e humilhando atendimento em outras Cidades!
Hoje isso não acontece mais e os golpistas tentando manchar o Hospital e sua equipe!”

Envie seu Comentário