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10 de junho, de 2023 | 12:00

Ainda é incerto início das operações com Boeing 737 no Aeroporto Regional

Tiago Araújo - Repórter
Alex Ferreira/Arquivo DA
Terminal aguarda investimentos para ampliar área de atendimento e circulação de passageiros Terminal aguarda investimentos para ampliar área de atendimento e circulação de passageiros

Apesar do anúncio da Gol prevendo que o Vale do Aço teria, a partir de julho deste ano, voos em aeronaves Boeing 737, que transportam até 186 passageiros, há ainda incertezas se isso será efetivado ainda este ano. Enquanto isso, já existem voos da Gol com aviões desse porte nos aeroportos de Ribeirão Preto (SP) e Passo Fundo (RS). A companhia também iniciou a venda de passagens, com data a partir do próximo mês, em aeronaves Boeing 737 de Congonhas (SP) para Uberaba (MG) e Araçatuba (SP).

Atualmente, o Aeroporto Regional do Vale do Aço está sob controle do Estado de Minas Gerais e com a operação aos cuidados da Infraero, empresa pública federal prestadora de serviços que assumiu a gestão em agosto de 2020. Os únicos voos comerciais são operados pela Azul, para Confins, com aeronaves ATR-72 e pela Voe Pass, em parceria com a Latam, também usando aeronaves ATR-72 na rota para o aeroporto de Congonhas (SP).

Questionada pelo jornal Diário do Aço acerca da operação com aviões maiores, a Gol informou por meio de nota que suspendeu suas operações no Aeroporto Regional do Vale do Aço em 9 de maio, devido à necessidade de mudanças de malha aérea. “A Companhia realizou estudos de viabilidade econômica para atender este mercado com aeronaves próprias, modelo Boeing 737, mas no momento não há previsão de curto prazo para o retorno dos serviços da Gol neste aeroporto. Qualquer novidade sobre esse tema será divulgada à comunidade local e aos veículos de imprensa em momento oportuno”, afirmou.
Arquivo
A Gol informou que suspendeu suas operações no Aeroporto Regional em 9 de maio e está sem previsão de retornar com aeronaves maioresA Gol informou que suspendeu suas operações no Aeroporto Regional em 9 de maio e está sem previsão de retornar com aeronaves maiores

Sem solicitação oficial

Já a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) ressaltou, por meio de nota, que desde a conclusão das obras de restauração da pista no Aeroporto Regional, em dezembro de 2021, vem dialogando com o Governo Federal para buscar investimentos que possibilitem o aumento do número de operadoras de transporte aéreo no terminal do Vale do Aço, dentro das normas existentes.

“Cabe esclarecer, ainda, que até o momento a Seinfra não recebeu a solicitação oficial de operadoras de transporte aéreo, no que diz respeito à operação com aeronaves de maior porte e de propulsão a jato no Aeroporto”, pontuou.

Especificação operativa

A reportagem do Diário do Aço questionou também a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se o Aeroporto Regional do Vale do Aço é homologado à categoria 4C, podendo receber jatos Boeing B737. A agência governamental respondeu que a especificação operativa de um aeródromo é atribuída apenas para aeródromos certificados de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 139 - no caso, autorizados para a operação de serviços internacionais regulares ou não regulares. “Como o Aeroporto Usiminas (SBIP) não é um aeródromo certificado, ele não possui essa especificação operativa”, explicou.
Divulgação
Com a saída da Gol da parceria comercial, a Voe Pass manteve operações aliadas à Latam com os aviões com capacidade para 70 passageiros Com a saída da Gol da parceria comercial, a Voe Pass manteve operações aliadas à Latam com os aviões com capacidade para 70 passageiros

Análise

A Anac também destacou que a não certificação não é necessariamente um impeditivo para a operação de aeronaves com as características englobadas na categoria 4C, no caso Boeing B737, e que está em análise o Aeroporto Regional a possibilidade de receber aeronaves desse porte. “Atualmente, a possibilidade de operação de um B737 (que opera sob o RBAC 121) no SBIP passa por análise conjunta entre o operador de aeródromo e o operador aéreo”, afirmou.

Infraero

Por fim, a reportagem do Diário do Aço procurou a Infraero, responsável pela administração do Aeroporto Regional, para que se pronunciasse acerca da possibilidade do terminal receber voos B737, no entanto, a Infraero apenas orientou que o jornal procurasse o governo do Estado.

Expansão do aeroporto é uma demanda à espera de atendimento



Procurado pelo Diário do Aço, o deputado estadual, Celinho Sintrocel (PCdoB), informou que existe um processo de regularização do terreno do Aeroporto Regional, no qual parte dele pertence à Usiminas e à administração de Santana do Paraíso. “Está sendo feito todo um processo de doação do terreno para o governo estadual, que é administra o aeroporto, por meio da Infraero, para que seja liberada a modernização do terminal, com novas salas de embarque e desembarque, áreas de estacionamento, hangares e dentre outras melhorias”, afirmou.

O parlamentar também destacou que, no momento, não é possível prever uma data para que esse processo de modernização seja iniciado, porém, está em discussão junto à Agência de Desenvolvimento da Metropolitana do Vale do Aço e a Secretaria de Infraestrutura do Estado. “Está na escala de prioridade do governo estadual para que o Aeroporto Regional do Vale do Aço seja o segundo terminal mais movimentado de Minas Gerais”, concluiu.

Plano Diretor prevê expansão, mas está só no papel



Desde agosto de 2021 está concluído o Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço. O plano, cujo trabalho foi coordenado pela Agência Metropolitana do Vale do Aço, foi traçado por equipe ténica e prevê a ampliação do terminal.
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Comentários

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Tinho Mortadela

11 de junho, 2023 | 14:52

“O defeito dos politicos sao as promessas nao cumpridas
E o tempo que deixaram passa e das promessas nao lembra
Apos quatro anos novas promessas serao criadas
Enchem o povao de esperança e logo as promessas sao engavetadas
Brasil pais das Promessas”

Jaime

11 de junho, 2023 | 08:48

“Espera sentado tudo isso e papo furado pra fazer um remendo na pista .demorou ano.”

Feliz

11 de junho, 2023 | 08:28

“Ipatinga pela renda e pelo fluxo que esta tendo no aeroporto ja era para ter ampliado o aeroporto a muito tempo.mas infelismente vejo o prefeito omisso de todas as cidades da regiao.inclusive o nosso que demos apoio achando que teriamos un joven na politica pra faser coisas novas .mais. O prefeito e novo fazendo coisas velhas”

Paulistinha

11 de junho, 2023 | 07:53

“Cadê os digníssimos prefeitos, vereadores e deputados da região que não resolvem o problema do acesso ao aeroporto ?? Uma escuridão total !! Desde a COPASA até o aeroporto só se enxerga as luzes dos faróis dos carros de madrugada e à noite. Depois da passagem do trem no acesso do aeroporto não tem um poste com luz. E o viaduto sobre os trilhos ?? Cadê a VALE ?? Cadê a Prefeitura de Santana ?? Prefeitura de Ipatinga ?? Deputada Rosângela Reis ??”

Bruno

11 de junho, 2023 | 06:33

“Engraçado ? Fecharam o Aeroporto por mais de um ano , reformou a piista e a estrtuta e mais uma vez essa conversa pra boi dormir , e agora vai ficar mais 2 anos fechado com a mesma ladainha de boing 737 ? Para que ficou fechado entáo?”

Modo Sincerão

11 de junho, 2023 | 01:11

“Quando estiver mais perto da próxima eleição, surgirão políticos regionais e paraquedistas para tirar uma casquinha na promessa de dias melhores no aeroporto da região, podem esperar.”

Jason Lopes de I

10 de junho, 2023 | 23:05

“? urgente que se contra um elevado sobre a linha férrea no acesso ao aeroporto e que a via seja iluminada. É o mínimo que o aeroporto precisa e as pessoas merecem.”

Pedro

10 de junho, 2023 | 15:53

“Não sou vidente,mas já previa essa explicação”

Ruisley Chaves

10 de junho, 2023 | 14:59

“Fizeram um belíssimo Plano Diretor estabelecendo etapas de expansão para chegar em sua fase final com movimentação de cerca de 700 mil passageiros por ano. Porém, ficou só nisso, só no projeto. Há um belíssimo estudo, mas nenhuma movimentação no sentido de promover as melhorias sugeridas e necessárias.”

Arthur

10 de junho, 2023 | 12:17

“O aeroporto mais esquecido do Brasil”

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