09 de junho, de 2023 | 08:00
Cursos de Comunicação Social do Unileste apresentam 16ª edição do ''OsCalouros''
Os alunos do 1º período dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) apresentam a 16ª edição da mostra de vídeos, o OsCalouros”. O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, ocorre na próxima segunda-feira (12), às 19h, no Teatro João Paulo II, no Campus de Coronel Fabriciano. Realizado nos moldes do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o evento tem premiações para os melhores produções e performances. O tema deste ano a ser desenvolvido pelos alunos é: Jovens Conectados: Oportunidades e Desafios”.
O OsCalouros é o Projeto Integrador (PI) do 1º período e faz parte da grade curricular dos cursos de Comunicação. Ele engloba as disciplinas Artes Cênicas, Informática aplicada à Comunicação Visual e Linguagem Cinematográfica. O Coordenador do curso, professor Rodrigo Cristiano, explica a importância do evento neste início do curso. Em quase todos os períodos os alunos trabalham com produções audiovisuais e a mostra Oscalouros” é uma oportunidade de eles terem um primeiro contato com a linguagem cinematográfica de forma criativa. Este PI serve ainda para já começarem a entender a importância do trabalho em equipe, da troca de ideias para construir um roteiro baseado em uma demanda da sociedade também exercitar a boa convivência para que o produto seja o melhor possível. É um verdadeiro rito de passagem no curso”, analisa o docente.
Para a produção dos vídeos, de duração de 3 minutos, os alunos entraram em contato com escolas da região para ouvir jovens do Ensino Médio sobre o tema a ser abordado (Jovens Conectados: Oportunidades e Desafios”). As escolas foram o Colégio Padre de Man (Coronel Fabriciano) e a Escola Estadual Murilo Albanese Novaes (Ipatinga). Trata-se de um produto que poderá, inclusive, ser utilizado em sala de aula futuramente nestas e em outras escolas para estimular o debate sobres os temas abordados nos filmes”, esclarece o prof. Mestre William Trevizani, coordenador do PI do 1º período.
Experiência
Para o estudante Lucas Muzzi, construir o roteiro do curta-metragem a partir das observações dos jovens foi fundamental. A interação que tivemos com os alunos do 2° ano do Colégio Padre de Man nos abriu os olhos para as realidades vividas por adolescentes de 15 e 16 anos”. Já João Paulo Cipriano, que conversou com o seu grupo com alunos da E.E. Murilo Albanese, o debate foi a grande inspiração para o roteiro. Tentamos aplicar o que eles falaram sobre o assunto: as situações diárias vividas e as dificuldades que eles encontram com os avanços da tecnologia”, comentou.
Estreando na direção de um vídeo, a aluna Giovana Menezes disse que produzir esse vídeo foi uma experiência muito rica. Nosso grupo está descobrindo o que cada um faz de melhor e acredito que mais para a frente, no curso, isso vai ser ótimo para todos os integrantes.”
Organização e Premiação
Como em todas as edições, a comissão organizadora do evento é composta principalmente por alunos do 3º período do curso. O diretor da comissão, Artur Alves, conta que a organização do evento é uma grande responsabilidade porque é um evento que marca os alunos em sua trajetória acadêmica. O OsCalouros é um evento em que nos empenhamos arduamente para acontecer da melhor forma, prestando atenção aos mínimos detalhes, desde entrar em contato com os jurados, pensar nas apresentações artísticas e planejar a arte dos troféus. Estamos buscando sempre a excelência em tudo para que seja um sucesso para todos”, explica Artur.
Ao fim das apresentações dos vídeos, os jurados definem os trabalhos vencedores para receber os troféus. O júri é formado por pessoas da área de Comunicação no Vale do Aço como jornalistas, publicitários, cinegrafistas, radialistas, atores, etc. Este ano, as categorias são de Melhor Filme, Melhor Ator, Atriz, Fotografia, Edição, Roteiro e o Melhor filme pelo Voto Popular, escolhido na hora pelo público presente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]