05 de junho, de 2023 | 16:31

Operação Effluo mira esquema de fraude em concurso público de prefeitura

Divulgação
Operação foi deflagrada nas investigações de fraude em concurso públicoOperação foi deflagrada nas investigações de fraude em concurso público

Policiais da 2ª Delegacia Regional de Caratinga cumpriram nesta segunda-feira (5) oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Caratinga, Piedade de Caratinga, Ipanema e Pocrane em desfavor de candidatos suspeitos de fraudar o concurso público do Município de Piedade de Caratinga, realizado em 28 de maio. A informação consta em nota divulgada pelo 12º Departamento da Polícia Civil em Ipatinga. Effluo, do latim latim effluere (vazar, sair, escapar).

Conforme o relatório, tudo começou o dia 26/5, quando o Ministério Público recebeu um vídeo onde apontava que haveria fraude no referido concurso, citando candidatos que seriam beneficiados.

Diante de tal notícia, o Ministério Público propôs uma reunião, onde estiveram presentes representantes do Ministério Público, do Município de Piedade de Caratinga e da Polícia Civil.

Na reunião ficou acordado que a Polícia Civil fiscalizaria o certame no dia da aplicação das provas, sendo autorizada a fiscalização pelo Chefe do Poder Executivo do Município de Piedade de Caratinga.

Nessa ocasião, todos os gabaritos foram digitalizados para eventual conferência posterior, caso a fraude se concretizasse.

Já na sexta feria (2/6), o Ministério Público recebeu e-mail anônimo informando sobre o vazamento das provas e gabaritos para os cargos de Advogado do Cras, Dentista Protesista e Enfermeira especialista em estomaterapia.

No e-mail estavam anexadas as provas em arquivo colorido, diferentemente da impressão das provas realizadas pelos candidatos no dia 28/5, as quais estavam em preto e branco. Os gabaritos estavam em arquivo datado do dia 27/5, data anterior à prova.

Divulgação
Material apreendido será periciado e os envolvidos serão intimados a prestarem depoimentosMaterial apreendido será periciado e os envolvidos serão intimados a prestarem depoimentos

Em análise ao site oficial da banca organizadora do concurso, apurou-se que as provas não foram divulgadas, o que se conclui, incontestavelmente, que houve vazamento das provas e gabaritos antes do dia da realização das provas.

Diante dos indícios, a Polícia Civil passou a analisar candidatos suspeitos de terem fraudado o concurso, chegando em três candidatos que concorreram para os cargos de Advogado do Cras, Dentista Protesista e Enfermeira especialista em estomaterapia que possivelmente teriam tido acesso à provas e gabaritos antes da data da realização das provas.

Os três candidatos conseguiram alcançar 39 acertos em 40 questões, errando todos eles a mesma questão, a de número 15, o que reforça a fraude.

Em razão dos fatos, a Polícia Civil representou pela expedição de mandados de busca e apreensão visando constituir outros elementos informativos para subsidiar a investigação.

A investigação busca esclarecer quem teria disponibilizado as provas e gabaritos, os candidatos beneficiados com o vazamento e eventual fraude no processo licitatório para contratação da banca examinadora.

No fim da operação foram apreendidos quatro notebooks, quatro telefones celulares, um HD externo e documentos. Todos os envolvidos serão intimados para serem ouvidos oportunamente no inquérito policial. Participaram da operação 21 policiais civis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Allan Silva

05 de junho, 2023 | 19:40

“Temos visto a PC trabalhando bastante com grandes operações, parabéns aos colegas da PC de Minas.”

Gildázio Garcia Vitor

05 de junho, 2023 | 19:07

“Já consegui passar em vários concursos, todos do Magistério, mas como sou apenas um medíocre Professor, fud ...* e mal remunerado, nunca tive, e nem teho, mamona/pila/tutu/tostão/cascalho/cobre etc. para "comprar" uma vaga. Ô penúria!”

Envie seu Comentário