05 de junho, de 2023 | 14:30
Secretaria de Saúde de Ipatinga manipula sais de reidratação oral na Farmácia Verde
Divulgação
Solução emergencial ajuda a suprir demanda de unidades de saúde locais em meio à escassez de matéria-prima

Diante da escassez e do alto custo da matéria-prima necessária para a manipulação do soro para reidratação oral, a administração municipal de Ipatinga tomou uma iniciativa considerada inovadora. Por meio da Farmácia Verde, instalada no Viveiro Municipal e mantida pela Secretaria de Saúde, os profissionais da área farmacêutica estão produzindo o próprio soro como uma medida paliativa, garantindo o abastecimento das unidades de reidratação locais.
O aumento significativo dos casos de dengue em todo o Brasil tem impactado diretamente o fornecimento de matéria-prima para a produção do soro de reidratação oral. Em Ipatinga, a situação não é diferente, e a escassez de insumos necessários para a fabricação do produto tem sido um desafio para a Secretaria de Saúde.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Leonardo Seixas, esclarece que o objetivo é garantir o atendimento adequado aos pacientes nas cinco unidades e na tenda de reidratação. Assim, a secretaria optou pela fabricação do próprio soro na Farmácia Verde.
Essa alternativa foi adotada para evitar que essas unidades fiquem desabastecidas, oferecendo um tratamento paliativo até que o fornecimento regular de matéria-prima seja restabelecido”, explica.
A preparação do soro para reidratação oral está sendo realizada pelos farmacêuticos que atuam na Farmácia Verde, que possuem conhecimento técnico e capacidade para a manipulação do produto. Vale ressaltar que o soro produzido internamente é destinado exclusivamente às unidades de hidratação do município, sendo utilizado como medida emergencial enquanto a escassez persiste.
Custo
A escassez e o custo elevado da matéria-prima têm dificultado até mesmo a aquisição do soro pronto para uso no mercado. O município de Ipatinga já enfrentou duas situações de compra deserta, nas quais nenhuma empresa compareceu para participar do processo de aquisição.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]