03 de junho, de 2023 | 09:40
Zema diz que Sul e Sudeste têm mais gente trabalhando do que vivendo de auxílio
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
A fala de Zema é equivocada, já que o maior investimento do Bolsa Família no Brasil é para o sudestino Estado de São Paulo

Durante abertura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), oitava edição do encontro de representantes das duas regiões, realizada a partir desta sexta-feira (2) em Belo Horizonte, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deu uma declaração que gerou muitas críticas nas mídias sociais e imprensa.
Segundo Zema, o Sul e o Sudeste brasileirão "são estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial". A fala do governador dá a entender que os moradores dessa região não recebem auxílios do governo federal, o que seria uma prioridade de Norte, Centro-Oeste e, principalmente, do Nordeste.
Além de ser vista como preconceituosa por grande parte dos brasileiros, a fala de Zema não é verdadeira, já que o maior investimento do Bolsa Família no Brasil é para o sudestino Estado de São Paulo. O governo federal investe no maior estado do país R$ 1,71 bilhão, que favorece mais de 2,55 milhões de beneficiários.
Corrida
O Consud reúne os governadores de Minas, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Praticamente todos os são de direita, como o próprio Zema, Eduardo Leite (PSDB), Ratinho Júnior (PSD), Cláudio Castro (PL), Jorginho Mello (SC). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não compareceu ao encontro.
Apoiador de Jair Bolsonaro em 2018 e 2022, Romeu Zema tenta despontar como um favorito a concorrer à presidência da República em 2026, atuando no campo da direita. Para angariar os votos de Bolsonaro, ele tenta adequar seu discurso ao do ex-presidente. Porém, a corrida presidencial será difícil para Zema, que terá que enfrentar pelo caminho o também direitista Tarcísio de Freitas, muito próximo de Bolsonaro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Paulo
04 de junho, 2023 | 08:56Chama os nordestinos de preguiçosos e depois reclama de não ter o voto do nordeste. Esse é o pensamento da direita, explorar e dizer que está ajudando. Tem funcionários das lojas de um certo governador recebendo migalhas e sendo explorados. Se pagasse bem, talvez a população não precisasse de auxílio emergencial.”