
02 de junho, de 2023 | 11:18
Uma retrospectiva das três vezes em que a Inter de Milão venceu a Copa da Europa
Divulgação
O Manchester City, campeão da Premier League inglesa, espera realizar sua ambição de longa data e levantar sua primeira Copa da Europa

O palco para a final da Liga dos Campeões de 2022-23 está montado, com o Manchester City, campeão da Premier League inglesa, esperando realizar sua ambição de longa data e levantar sua primeira Copa da Europa ao enfrentar a tricampeã Inter de Milão no Estádio Olímpico Ataturk em Istambul, Turquia, em 10 de junho.
O Man City é o grande favorito com o melhor site de apostas de futebol, pois acredita-se que a equipe de Pep Guardiola seja muito superior à de seus rivais italianos graças a uma série de talentos de classe mundial em todo o campo - incluindo a máquina de fazer gols Erling Haaland, o meia Kevin De Bruyne e o goleiro Ederson.
Mas esta é uma final da Liga dos Campeões e tudo pode acontecer ao longo de uma partida única no maior palco do futebol - como provou o Chelsea quando superou as probabilidades de derrotar o Man City, tendo tido poucas chances antes do confronto contra a máquina bem lubrificada de Guardiola na final de 2021 no Porto.
Portanto, não podemos descartar as esperanças da Inter de ganhar uma quarta Copa da Europa até que tudo esteja dito e feito em Istambul. Portanto, enquanto esperamos ansiosamente pelo maior jogo do ano no calendário do futebol, vamos relembrar as três vezes em que os nerazzurri venceram o prêmio de maior prestígio do continente.
1963-64
O primeiro título da Inter na Copa da Europa foi conquistado em 1963-64, menos de 10 anos após a criação da competição em 1955. O clube foi apenas o quarto a ganhar o troféu, já que o Real Madrid havia vencido as cinco primeiras edições, seguido por vitórias consecutivas do Benfica e uma única vitória do Milan.
Os italianos derrotaram o Everton, time da Premier League, na fase preliminar para garantir sua vaga no torneio principal e passaram pela primeira fase com uma vitória de 4 a 1 sobre o Mônaco. Em seguida, foram disputadas as quartas de final, e a Inter venceu o Partizan pelo mesmo placar, antes de superar o Borussia Dortmund com uma vitória por 4 a 2 no placar agregado.
O pentacampeão Real Madrid os aguardava na final no Praterstadion, em Viena, mas a Inter levou a melhor com uma vitória por 3 a 1. Sandro Mazzola e Aurelio Milani deram aos italianos uma vantagem de dois gols antes de Felo descontar para o Los Blancos a 20 minutos do fim. Um segundo gol de Mazzola garantiu o fim do jogo.
1964-65
Como o Real Madrid e o Benfica haviam feito antes deles, a Inter de Milão defendeu sua Copa da Europa no ano seguinte. Dessa vez, eles não passaram pela fase preliminar e entraram na competição na primeira rodada, onde golearam o Dinamo Bucuresti por 7 a 0 no placar agregado.
A Inter então enfrentou o Rangers nas quartas de final, vencendo por 3 a 1 em San Siro, antes de sofrer uma derrota por 1 a 0 em Ibrox no jogo de volta. A equipe parecia abatida depois de perder por 3 a 1 para o Liverpool em Anfield no jogo de ida das semifinais, mas conseguiu uma virada impressionante ao vencer por 3 a 0 em San Siro.
Ocorre que que a final da Copa da Europa de 1965 seria realizada no San Siro e a Inter se tornou apenas o segundo clube, depois do Real Madrid, a levantar o troféu em casa, depois que o Los Blancos venceu a Fiorentina no Santiago Bernabéu em 1957, derrotando o bicampeão Benfica por 1 a 0 em Milão.
2009-10
A primeira vitória dos nerazzurri na Liga dos Campeões modernizada ocorreu em 2009-10 e, considerando que o novo formato torna a competição mais difícil de ser vencida, talvez seja o maior triunfo da equipe na competição europeia.
Sob o comando de José Mourinho, a Inter de Milão terminou em segundo lugar no Grupo F, atrás do Barcelona, com apenas duas vitórias, três empates e uma derrota. Mesmo assim, isso foi suficiente para que eles passassem para a fase de mata-mata, onde "The Special One" arrasou os corações dos torcedores do Chelsea com uma vitória por 3 a 1 no placar agregado, antes de uma vitória por 2 a 0 sobre o CSKA de Moscou garantir a classificação para as semifinais.
Nas semifinais, o Inter teve uma revanche com o rival do grupo, o Barcelona, que não havia conseguido derrotar nos dois confrontos. No entanto, os comandados de Mourinho venceram por 3 a 1 no San Siro e perderam por 1 a 0 no Camp Nou para chegar à final. A Inter venceu o Bayern de Munique por 2 a 0, graças a dois gols de Diego Milito, e se tornou o sexto time europeu a conquistar o tricampeonato.
Os italianos venceram a competição pela quarta vez, o que parece ser uma tarefa incrivelmente difícil, pois são os grandes azarões se você estiver procurando uma aposta em Manchester City x Inter de Milão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]