CÂmara de Ipatinga 728x90

31 de maio, de 2023 | 15:49

''Cultive alimentos e não tabaco'' é tema da campanha antitabagismo 2023

Nesta quarta-feira (31), é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo e incentivar as pessoas a abandonarem o vício.

De acordo com a OMS, o tabagismo é responsável por cerca de 8 milhões de mortes anualmente em todo o mundo, além dos problemas de saúde associados, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, entre outras.

A enfermeira Liliane Silveira Lage, referência do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo em Ipatinga, comenta: “O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo contempla todos os municípios. O Estado oferece os subsídios para a execução, tais como assessoria da Gerência Regional de Saúde (no caso de Ipatinga, a GRS Coronel Fabriciano); medicamentos e insumos (solicitados pelo farmacêutico cadastrado no sistema SIGAF e somente quando o Estado disponibiliza); materiais de apoio (livretos para as quatro sessões iniciais e manual do coordenador). Quando o município faz a previsão com a quantidade de medicação necessária para executar o programa, o Estado analisa se terá estoque suficiente e, muitas vezes, envia uma quantidade bem menor que a solicitação realizada”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a pessoa que deseja parar de fumar pode procurar a unidade básica de referência ou seu Agente Comunitário de Saúde para se cadastrar. O município de Ipatinga promove capacitação para os profissionais que conduzem os grupos, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo. Mediante o quantitativo de insumos e medicamentos enviados pelo Estado é definido o número de pessoas contempladas.

Dicas para abandonar o cigarro
Estabeleça uma data para parar: Defina uma data específica para deixar de fumar e se comprometa com ela. Escolher um dia significativo, como o Dia Mundial sem Tabaco, pode ajudar a fortalecer a motivação.

Busque apoio: Procure apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde. Ter pessoas ao seu redor que entendem sua jornada e oferecem suporte emocional é fundamental para o sucesso.

Identifique gatilhos: Reconheça os momentos, locais ou situações que o levam a acender um cigarro. Pode ser o estresse, o café ou o encontro com determinadas pessoas. Encontre alternativas para lidar com esses gatilhos sem recorrer ao cigarro.

Mantenha-se ocupado: Encontre atividades que possam ocupar sua mente e suas mãos, como exercícios físicos, leitura, pintura ou qualquer outra coisa que o mantenha distraído e focado em outras coisas além do cigarro.

Procure ajuda profissional: Medicamentos, terapia de reposição de nicotina e aconselhamento especializado são recursos que podem aumentar as chances de sucesso no processo de abandono do tabagismo. Consulte um médico ou profissional de saúde para obter.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário