30 de maio, de 2023 | 12:01
Transformando o Futuro: evento de educação empreendedora deve reunir 14 mil estudantes no Ipatingão
A proposta é incentivar os alunos a desenvolverem o potencial empreendedor
Stéphanie Lisboa
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Sebrae Minas, Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano e governo de Ipatinga

No dia 16 de junho, Ipatinga será palco do "Transformando o Futuro”, evento de educação empreendedora, o maior já realizado no interior do estado, segundo a organização. Um dia pensado para levar até os estudantes relatos de pessoas que eles tanto admiram. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Sebrae Minas, Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano e governo de Ipatinga, foi apresentada à imprensa nesta terça-feira (30).
A proposta do evento é incentivar os alunos a desenvolverem o potencial empreendedor, e mostrar que eles são capazes de alcançar seus sonhos e objetivos de vida, conforme enfatizou a analista do Sebrae Minas, Vanessa Silva.
Sabemos da importância e do impacto desse projeto na vida das nossas crianças, que são o nosso futuro. A gente quer que o Transformando o Futuro seja a virada de chave desses jovens que estarão presentes”, afirmou.
A expectativa é receber cerca de 14 mil estudantes no Ipatingão. Serão contemplados alunos da rede pública de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso. Haverá, ainda, transmissão ao vivo do conteúdo para todo o Brasil, fazendo com que as palestras cheguem até alunos de vários lugares do país.
Palestrantes
Para despertar ainda mais o interesse dos estudantes, a organização do evento selecionou palestrantes que inspiram essa juventude. Já está confirmada a presença das influenciadoras digitais Camilla de Lucas e Bianca Andrade (mais conhecida como Boca Rosa). Elas vão contar suas histórias, lições práticas de vida, suas trajetórias de superação e os desafios que as levaram ao sucesso.
O diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, fez questão de destacar a relevância desses depoimentos para a formação de vida dos estudantes. O que nós estamos trazendo através do Transformando o Futuro são histórias de superação de grandes influenciadores que estão demostrando que sim, é possível você melhorar, ampliar os seus resultados e você alcançar o sucesso”.
A condução do evento ficará por conta do humorista, apresentador e youtuber Rafael Cortez, e da influenciadora digital e youtuber Sharon Morais, que está animada com o desafio. Vai ser incrível, não tenho dúvida. Os alunos vão começar a entender, de fato, que alguma coisa mudou, e eles vão começar a se interessar cada vez mais, formando-se assim grandes jovens empreendedores”, disse.
Importância do tema
A secretária adjunta de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Abreu, explicou ao Diário do Aço que a administração do município aceitou fazer parte deste projeto por acreditar que os jovens precisam conhecer a dimensão do empreendedorismo. Sempre pensando na educação como algo formador na vida dos nossos educandos”.
A superintendente regional de ensino da SRE de Coronel Fabriciano, Edvania De Lana Morais Andrade, ressaltou a relevância de um evento desta grandeza para a região. Vai ser uma possibilidade de a gente fazer a transposição didática, levar para prática das escolas, levar para os estudantes as possibilidades do empreendedorismo em seu cotidiano”, observou.
Programação
Na programação, o período da manhã será direcionado aos alunos do Ensino Médio, mobilizados pela Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Já o período da tarde será dedicado aos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Inscrição para transmissão
Os interessados em participar do evento de forma on-line devem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/evento-online/transformando-o-futuro/2008444. A inscrição será feita por escola, por isso, o estudante que tiver interesse deve conversar com seu professor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Emanuelly
13 de junho, 2023 | 20:52Quais serão as escolas???”
Gildázio Garcia Vitor
30 de maio, 2023 | 14:41Depois de uma pequena e ciumenta reflexão consegui, em parte, entender e aceitar os propósitos/objetivos da SRE e da Prefeitura Municipal de Ipatinga ao realizar um evento desta magnitude, com influencers e youtubers, provavelmente, bem-sucedidos.
Afinal, os Professores não somos bem sucedidos, por isso "somos quem somos", e nem servimos de lição- exemplo? Não! Estamos no mundo para ser LIÇÃO!- para futuros jovens empreendedores.
O que fazer?! Ler os Poetas:
"A vida
Não vale a pena e a dor de ser vivida.
Os corpos se entendem, mas as almas não.
A única coisa a fazer é tocar um tango argentino."
"Tudo vale a pena, se a alma não é pequena"
Na Educação, em geral, nem tudo vale a pena, mesmo para grandes amigos, do passado e do presente, que são seres de almas imensuráveis e iluminadas. Infelizmente! Né meu Amigo Geovane?”