30 de maio, de 2023 | 08:30
Riscos de acidente com ondulações na pista da ponte metálica sobre o rio Doce
A situação da ponte metálica sobre o rio Doce na BR-458, entre Santana do Paraíso e Caratinga, piorou e passar pelo local gera uma situação de risco para os motoristas. Os usuários da pista reclamam do estado precário da pista sobre o tabuleiro. Nesta segunda-feira (29), a reportagem do jornal Diário do Aço esteve no local alvo das reclamações e constatou diversas ondulações e buracos na pista.
Frequentemente motoristas enviam mensagens ao Diário do Aço reclamando da situação da ponte metálica e alertando para o risco de acidentes, já que é necessário ficar desviando dos buracos e ondulações na pista e às vezes invadem a contramão para escapar dos buracos e ondulações. Muitos usuários apontam também o abandono da ponte por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em função do descumprimento de seguidas promessas de solução.
Em nota enviada ao Diário do Aço, o Dnit informou que será realizada a fresagem e posterior recomposição do pavimento no trecho questionado. "Os serviços serão executados pela empresa responsável pela manutenção do segmento. A expectativa da autarquia é de que os trabalhos iniciem na segunda quinzena de junho", afirmou.
Por causa dos buracos é comum encontrar, nas proximidades, motoristas trocando o pneu danificado nos buracos ou ondulações. Quando chove, os buracos ficam cobertos por água, o que torna ainda mais difícil desviar-se deles. Além disso, como a ponte é estreita, nem sempre é possível desviar do buraco sem invadir a contramão e correr risco de sofrer um acidente.
Problema antigo
Em dezembro de 2015, o Diário do Aço noticiou que a situação da ponte metálica já estava ruim, com buracos no asfalto sobre o tabuleiro de aço. Em diversos pontos, a massa asfáltica não existia e restava somente a chapa metálica à mostra da ponte. No dia 2 de novembro de 2020, outra notícia sobre a situação da estrutura foi divulgada.
Já no dia 5 de novembro de 2020, o Dnit realizou obras paliativas no local para tapar os buracos ao longo da ponte, conforme noticiado à época. No entanto, no dia 18 de fevereiro deste ano, o Diário do Aço noticiou novamente a situação da ponte, que apresentava ainda irregularidades em sua estrutura, sendo alvo de críticas por parte dos motoristas.
Inauguração
A ponte metálica foi fabricada pela Usiminas Mecânica e inaugurada em 1970, com a presença do então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. Desde então, o fluxo de veículos na ponte só aumentou, principalmente, com o avanço do desenvolvimento socioeconômico do Vale do Aço, que passou a contar com a instalação de grandes empresas nas cidades da região. Atualmente o tráfego de caminhões de grande porte pelo local é apontado como um dos fatores que encurtam a vida útil do recapeamento.
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Paixao
30 de maio, 2023 | 21:25? importante que nós motoristas trafeguemos com alerta ligado e principalmente trafegar devagar”
Maria Aparecida
30 de maio, 2023 | 21:00E por falar em DNIT, já deve ter menos uns 5 meses que tem se instalado de frente a ETE uma cabine de pesagem de veículos de carga. Gostaria de saber o motivo porque além da ponte metálica, este trecho todo está caótico, perigosíssimo e já com vários históricos de vidas ceifadas.”
Falo Pouco, Mas Vou na Garganta
30 de maio, 2023 | 13:58Tem que chamar a indústria de celulose, vulgo Cenibra e outras empresas do setor siderúrgico e metalmecânico, que usam a ponte com sobrepeso de carretas bitrens, para ajudar a consertar. Com o peso dessas carretas não há reparo que aguente. Não há asfalto que suporte.”
Marcelo
30 de maio, 2023 | 13:26Eu concordo com o Evandro. Passei nesse trecho domingo, para ir a Caratinga. A pista perto da ETE da Copasa está um lixo. A pista sobre a ponte é roleta russa e a pista em frente a alexandria, digo, Parques do Vale é um caos. Péssimo serviço feito lá. O Vale do Aço está abandonado. Cadê essa putad@ de deputados que receberam votos aqui? Cadê essa cambada para ir ao Dnit pedir uma solução??”
Evandro
30 de maio, 2023 | 13:21Como comentado, a ponte está ruim, próximo a ETE da Copasa também. E pior ainda, logo apos o clube do Cavalo em frente ao loteamento Parques do Vale, na Br 458 mesmo. Há pelo menos umas 60 ondulações na pista, parece mais pau de eucalipto na estrada.”
Jota-jota
30 de maio, 2023 | 11:48Não só a ponte. Em frente à ETE, existe um quebra molas que quem não conhece a pista, acaba perdendo o controle de direção. É comum até mesmo motociclistas sofrerem acidentes, em função do quebra molas ( sic ).
Já houve inclusive acidente fatal.”
João Batista Trevenzoli
30 de maio, 2023 | 11:09Trata-se de um pesadelo a travessia da ponte. Ao adentrar os limites do Rio Doce, o motorista agarra fortemente ao volante e reza para que o condutor que vem em sentido contrário não cometa nenhuma sandice.”
Philipe
30 de maio, 2023 | 11:06O DNIT é o departamento do governo mais inútil que existe! Recebem pra ficar atoa. Como motorista, rodo por várias rodovias e vejo a incompetência deles. Já deve ter mais de 2 anos que na BR116 no trecho de Chonin de Baixo em Valadares, que o tráfego está em meia pista e nenhuma providência é tomada.”
Tinho Mortadela
30 de maio, 2023 | 09:36Situações como estas é que nos faz refletir sobre qual é a verdadeira finalidade do político. Não é outra além de representar os interesses daqueles que o elegeram ? A política não pode ser uma carreira nem uma fonte de privilégios.”
Marcelo
30 de maio, 2023 | 09:34A situação da camada asfáltica existente sobre a ponte metálica está crítica, prestes a acontecer graves acidentes ou até tragédias. Lamentavelmente os gestores só "acordam" para o problema quando o pior acontece. Nunca é feito um trabalho preventiva ou de boa qualidade. Todos os anos é a mesma coisa e os motoristas suportam os prejuízos em seus veículos provocados pelas crateras que se formam no local. Passo todos os dias nessa ponte e convivo sempre com o problema.”
Chouriço
30 de maio, 2023 | 09:29Este tipo de obras paliativas, na verdade é uma espécie de manual político para governantes que almejam não apenas se manter no poder, mas ampliar suas conquistas. Nossos políticos não estão nem aí, apenas usam o poder para aprender como planejar e meditar sobre seus atos para manter a estabilidade no cargo. Esses tipos de mazelas publicas tratava-se da legitimação do poder, principalmente se considerarmos as características do solo arenoso que é a vida política. Os problemas do Estado são como a tuberculose. Fácil de tratar no início, mas difícil de detectar. Com o tempo, o diagnóstico se torna mais fácil e o tratamento mais difícil. Mas em resumo, esses tipos de desordem é que dão palanque político e ajudam os mesmos a se perpetuarem no poder”