30 de maio, de 2023 | 08:50

Declaração do IR: criminosos aplicam novo golpe usando o nome da Receita Federal

Nesta modalidade os bandidos enviam mensagens, se passando pela instituição, alegando haver "erros na declaração"

Stéphanie Lisboa
A Receita Federal ressaltou que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de linksA Receita Federal ressaltou que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links

Os minutos estão passando e o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 está acabando. O último dia para envio das informações já é amanhã, dia 31 de maio. E diante dessa corrida dos brasileiros para cumprir a obrigação com o Leão, os bandidos se aproveitam para aplicar golpes. A Receita Federal alerta os contribuintes para uma nova ação dos bandidos.

De acordo com o órgão, os golpistas enviam mensagens informando às possíveis vítimas que foram identificados erros em suas declarações e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31 de maio. O texto vem acompanhando ainda de um link malicioso, para que os contribuintes cliquem.

Para que a vítima seja ludibriada e acredite na veracidade do conteúdo da mensagem, os estelionatários utilizam-se de pequenos detalhes que possam dar credibilidade a mensagem: colocam no assunto do e-mail a sigla IRPF e se referem às vítimas em potencial como "contribuintes", termos estes utilizados pelo órgão em sua comunicação.

Risco

A instituição alerta para o risco de clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em respostas a esses contatos. “Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”.

Em seu alerta, a RF enfatizou que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. E pediu atenção.

Erro na declaração

Caso seja encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas pelo contribuinte em relação à dados relatados por terceiros, a declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal ou "malha fina". Nesta situação, a pessoa não receberá a sua restituição enquanto a declaração estiver em Malha Fiscal. Para saber se a declaração caiu na malha fina é preciso acessar o portal e-CAC, selecionar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolher o item "Pendências de Malha". E o mais importante: nada de acreditar em mensagens recebidas no e-mail.

RMVA

Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), a Receita Federal espera que sejam entregues 109.300 documentos até o dia 31 de maio: Ipatinga (58 mil), Coronel Fabriciano (22 mil), Timóteo (20 mil) e Santana do Paraíso (9.300). No começo da tarde desta segunda-feira (29), às 13h36, 84,02% dos contribuintes da região já haviam acertado as contas com o Leão. De Ipatinga foram entregues 48.130 documentos, de Coronel Fabriciano 18.372, de Timóteo 17.038 e de Santana do Paraíso 8.295, totalizando 91.835 declarações enviadas.

Multa

Quem entregar a declaração fora do prazo será penalizado. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

30 de maio, 2023 | 09:14

“Todo dia sai na rua um otário e um esperto. Se eles se encontram, sai negócio.”

Envie seu Comentário