PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

28 de maio, de 2023 | 08:20

Morre a escritora Zaíra de Carvalho, aos 86 anos

Arquivo pessoal
Zaíra de Carvalho lançou, em 2016, a sua 13ª obra, com o título “História de Timóteo”Zaíra de Carvalho lançou, em 2016, a sua 13ª obra, com o título “História de Timóteo”
A professora e escritora, Zaíra de Carvalho, morreu neste sábado (27). Ela tinha 86 anos e estava internada no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, por causa de uma leucemia. Zaíra de Carvalho foi fundadora da Associação dos Poetas e Escritores do Município de Timóteo (Apemt).

Além de atuar na área literária, Zaíra de Carvalho é reconhecida por seu trabalho social, tendo sido fundadora do Lar das Meninas Joanna de Angelis, que atendia crianças em situação de vulnerabilidade social. A instituição não existe mais, mas Zaíra mantinha seu espírito de voluntariado, sobretudo em defesa das crianças e jovens.

Nascida na Fazenda do Alegre/Timóteo em 1936, na época pertencente ao município de Antônio Dias, Zaíra graduou-se em Letras pela Universidade do Trabalho (atual Unileste) em 1969. Em 2016, a escritora lançou sua 13ª obra, com o título “História de Timóteo”, no qual registra a participação da comunidade na construção da cidade. O livro é fruto de uma pesquisa bibliográfica abrangendo o período de 1835 a 2013.

No desfile de 7 de Setembro de 2018, com o objetivo de valorizar a Apemt, o Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (Imett) realizou uma homenagem à escritora e poetisa Zaíra de Carvalho, fundadora da entidade.

Na época, os alunos do 6º ao 9º também participaram de uma conversa com a escritora, com o diretor da Apemt, Carlos Magno, e outros membros da entidade no dia 3 e 4 de setembro de 2018, na quadra da escola. “A equipe pedagógica decidiu prestar essa homenagem pela contribuição à formação de nossos alunos ao longo da sua jornada como professora e à área cultural com seus vários livros, inclusive documentários sobre a história da cidade”, destacou a diretora do Imett, Ana Paula Correia de Araújo, na época, frisando que a história da escritora se entrelaça com a do instituto, onde foi professora de literatura por vários anos e se aposentou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

João Amintas

29 de maio, 2023 | 01:36

“A região perde uma grande escritora.”

Santos

28 de maio, 2023 | 13:43

“Grande mulher. foi minha professora; ainda recordo de sua arte, "O CHORO DA CRIANÇA , NA MISSA DO PRFEITO".
Que ela tenha aceitado o Salvador, para a eternidade.”

Envie seu Comentário