27 de maio, de 2023 | 10:30
Lista classifica mandatos de deputados federais: veja os melhores e os piores de Minas
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A classificação considera a presença nas sessões, economia nos gastos com a cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso

Plataforma que fiscaliza a atuação de deputados e senadores de todo o Brasil, o Ranking dos Políticos avalia o mandato dos deputados federais de Minas Gerais, no exercício de 2023. Entre os critérios de avaliação, a classificação considera a presença nas sessões, economia nos gastos com a cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso. A informação é da assessoria do deputado Hercílio Diniz.
Na lista de deputados mineiros, Zé Vitor, do PL, ocupa o primeiro lugar, com 8,09 pontos. Representando o Leste de Minas, próximo ao topo, está o deputado federal Hercílio Coelho Diniz, do MDB. Com apenas 0,05 pontos de diferença do primeiro colocado, Diniz está entre os quatro melhores deputados federais do estado, com 8,04 pontos, ficando atrás apenas de Nikolas (PL), com 8,08 pontos; Pedro Aihara (Patriota), com 8,07 pontos; Delegado Marcelo Freitas (União), com 8,04 pontos; e Junio Amaral (PL), também com 8,04. Estes últimos, com a mesma pontuação de Hercílio, compartilhando o 4º lugar na classificação.
Em seguida vem o deputado Domingos Sávio, com 8,02 pontos, classificado pelo ranking no 7º lugar. Em 9º, encontra-se a deputada Rosângela Reis, com 8,01 pontos. Euclydes Pettersen, do Republicanos, se encontra na 32ª posição, com 4,24 pontos. Ocupando a 45ª colocação está o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), com 0,5 pontos, num total de 53 deputados mineiros.
No ranking geral, que avalia todos os deputados do Brasil, Hercílio Coelho Diniz ocupa a 46ª posição, dos mais de 500 parlamentares. Enquanto isso, Domingos Sávio está no 65º lugar; Rosângela Reis, no 84º; Euclydes Pettersen, no 296° lugar; e Leonardo Monteiro ocupa a 459ª posição.
Avaliação dos Senadores
Na lista de Senadores, Minas Gerais segue no topo. Carlos Viana, do Podemos/MG, ocupa o primeiro lugar com 8,80 pontos. Cleitinho, do Republicanos/MG, está em 16º. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD/MG, não é listado pela plataforma.
O que é levado em conta
A plataforma se caracteriza como uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios: combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público”. Os critérios não privilegiam partidos ou pessoas, e sim ações dos parlamentares, como presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações nas decisões mais importantes do Congresso.
Os dados usados no Ranking dos Políticos são retirados dos sites da Câmara e do Senado. Os administradores da lista mantêm um Conselho de Avaliação das Leis, responsável por analisar como votaram os parlamentares. Além disso, os pontos são documentados com a origem da informação e a fonte, mesmo sendo positivo ou negativo. Dessa forma, que qualquer pessoa pode conferir, segundo a metodologia do levantamento.
Últimos colocados
O último colocado na lisa Ranking dos Políticos”, em Minas Gerais, é o deputado federal Padre João, do PT, que soma 0,23 pontos. Em seguida, vem Odair Cunha, do PT, com 0,30 pontos; Miguel Ângelo, do PT, com 0,49 pontos; e Misael Varella, do PSD, também com 0,49 pontos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Edimir Rodrigues
27 de maio, 2023 | 15:09Fala sério esta pesquisa e classificação é coisa de jogada ensaiada pela direita. Kkkkkkkk!”