27 de maio, de 2023 | 08:00
Governo Zema anuncia que Copasa pode ser privatizada dentro de seis meses
Dentro de seis meses a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) pode iniciar seu processo de privatização. A informação foi divulgada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, na abertura do 32º Congresso da Associação Brasileira de Energia Sanitária e Ambiental (ABES), ocorrido em Belo Horizonte dia 22 deste mês.
O secretário informou que os estudos para a privatização da Copasa estão na fase de conclusão pelo governo de Romeu Zema (Novo), e um projeto deve ser apresentado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos próximos seis meses.
Após o governo definir como será feita a venda da estatal, o passo seguinte é a apresentação de projeto de lei pedindo autorização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para realizar a privatização.
No Legislativo, a proposta de privatização da Copasa precisa ser aprovada em dois turnos, com maioria simples para aprovação. A desestatização da companhia precisa, ainda, passar por um referendo popular para que seja aprovada. A população também precisa aprovar a privatização da Copasa.
Investimentos em saneamento
Apesar do processo de privatização em andamento, Passalio explicou que os investimentos da Copasa serão mantidos, com previsão de R$ 9 bilhões entre 2023 e 2027.
O objetivo da Copasa é alcançar a universalização do saneamento, com 90% de cobertura até 2033. Atualmente, 75% da área de concessão da estatal contam com água e esgoto encanados.
Contestação
Guilherme Dardanhan
Secretário de Desenvolvimento Econômico abordou desestatização da companhia; projeto será costurado em colaboração com a Assembleia

A proposta do governador Romeu Zema, entretanto, terá que enfrentar um duro debate na Assembleia Legislativa para levar a cabo sua proposta liberal para a venda da concessionária do serviço de água e esgoto do Estado de Minas Gerais.
A empresa é considerada uma das maiores do setor de saneamento do Brasil, a atende 641 dos 853 municípios mineiros com abastecimento de água e 311 dessas cidades também com serviço de esgoto. Oferece água tratada para 11,4 milhões de pessoas e esgoto a 8 milhões de habitantes, atingindo 55% da população do Estado. No entendimento do bloco da oposição, a estatal cuida de um bem essencial para a vida e é incompatível com os princípios da lucratividade privada.
O deputado Cristiano Silveira (PT) já afirmou em discurso na ALMG, que a proposta de privatização é de estatais como a Copasa e a Cemig, ambas superavitárias, ou seja, não dão prejuízo ao Estado. Segundo o deputado, a privatização dessas empresas vai na contramão do que está ocorrendo no mundo, com vários países reestatizando serviços essenciais e estratégicos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Luciano
29 de maio, 2023 | 22:39Privatizar água está louco governador”
Jadir
28 de maio, 2023 | 10:41O serviço de saneamento precisa do apoio dos governantes estes que abandonaram a população com a prestação do serviço pois hoje os funcionários fazem o possível pra atender o povo pois também sentem na pele o abandono do governo que só visa os próprios bolsos e tão pouco se lixando com a população eles têm lucro o tempo todo e não investem no serviço de saneamento pois obras que poderiam ser concretizadas em tempo rápido eles travam as verbas pra demorar e com isso dizer que a empresa é ruim mas eles próprios dão um tiro no pé quando apresentam os resultados pois nunca a empresa apresenta fechamento no vermelho sempre lucros alto então eu digo invista na população que paga suas contas em dia e não tem o retorno devido de quem governa o governo só tá querendo uma fatia do queijo pra quando sair do governo poder nos sacrificar com o bem mais PRECIOSO que é ÁGUA esse governo é ambicioso.
Abram os olhos espirituais pois quando o ímpio governa os justos gemem.”
José Moreira
28 de maio, 2023 | 08:41Copasa presta péssimo serviço e ainda caro , quem é honesto paga pelo roubo ( gatos) assim como a Cemig e não fazem nada pra mudar isso porque não ficam no prejuízo e nos pagamos mais caro pelo serviço, precisa ter dono pra mudar .”
João
27 de maio, 2023 | 15:11Zema enganando a população, sucateando a empresa, jogando a população contra a Copasa, pra conseguir vender a preço de banana uma empresa lucrativa que presta serviço essencial a todos. Quem apoia está achando que iniciativa privada vai ter preço bom e qualidade? Olhem a situação de ouro preto”
Oliveira
27 de maio, 2023 | 12:09Deus seja a louvado!
O povo mineiro apesar de tudo, não quer a privatização nem da Copasa e nem da Cemig. Se nós como pessoas necessitamos sermos melhores em casa dia, as empresas também. Este Goverandor aumentou o próprio salário em cerca de 300% quando em campanha prometou doa-lo. Diante disso, já sabemos o que irá acontecer com os serviços essenciais se fossem privatizados.”
Paulo
27 de maio, 2023 | 11:51Privatizar, uma empresa que deu mais de 940 milhões de lucro no ano de 2022 onde boa parte deste lucro vai para o próprio estado e no mínimo interessante.
Ora, privatizar não e tirar monopólio e sim transferir o CNPJ do monopólio ou você acha que apartir da privatização você terá duas ou três empresas na sua rua oferecendo água e esgoto onde está concorrência influenciaria o preço a favor do consumidor, quanto ao valor do serviço olhem Ouro Preto, alguém acha que iniciativa privada vai diminuir o preço, de boa intenção o inferno está cheio”
Antônio
27 de maio, 2023 | 11:43Vai vender, vão prestar um serviço ruim e depois de sugar os lucros vão devolver igual o metrô do Rio de Janeiro”
Antonio
26 de maio, 2023 | 21:30O governo tenta sucatas a empresa, por a população contra os serviços prestados, depois vedem para os amigos com preço abaixo do mercado.”
Oliveira
26 de maio, 2023 | 20:40Vamos pensar um pouco: a Copasa irá investir dinheiro público, cerca de 9 bilhões entre os anos de 2023 a 2027, em uma empresa que aos olhos do Governador é deficitária e já será privada. Que investidor faria uma loucura dessas, sendo o dinheiro privado? por favor, expliquem-me!”
Juninho Guilherme
26 de maio, 2023 | 18:47Deus seja louvado!
Parabéns Governador o Senhor merece todo nosso respeito!”