26 de maio, de 2023 | 18:00

Artistas do traço ilustram a obra do mestre Ziraldo

A capa inovadora do icônico disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock The Beatles, lançado em 26 de maio de 1967 no Reino Unido, serviu de moldura para o caricaturista Jorge Inácio fazer a sua homenagem à obra de Ziraldo, considerado um dos grandes mestres do desenho brasileiro. A gravura é um dos destaques da exposição “Ziraldo Cara a Cara”, que pode ser visitada no 14º Salão do Livro Vale do Aço, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, até domingo (28).
Reprodução
Detalhe do desenho que reúne os personagens criados por ZiraldoDetalhe do desenho que reúne os personagens criados por Ziraldo


Estão reunidos na montagem do desenho quatro “ziraldos” em diferentes épocas da vida, 55 personagens criados pelo artista nascido em Caratinga e famoso pelo Menino Maluquinho, incluindo as caricaturas de Gonzaguinha, Caetano Veloso, Ivan Lins e Milton Nascimento - feitas para divulgar um show do grupo Quarteto em Cy, nos anos 70 do século passado - e um autorretrato.

Álbum pessoal - Jorge Inácio
Ziraldo e Jorge Inácio em encontro na região: arte com a cara do BrasilZiraldo e Jorge Inácio em encontro na região: arte com a cara do Brasil
Os primeiros traços do desenho surgiram nas vésperas de Ziraldo completar 90 anos, em outubro de 2022. “Ziraldo é o cartunista que abriu todas as portas do mundo para as artes gráficas com a cara do Brasil”, assina embaixo Jorge Inácio, que morou por quase duas décadas em Ipatinga, desenhou muita gente, participou de exposições e ministrou oficinas de artes em escolas e entidades por aqui, e se encontrou com o desenhista caratinguense em diversas ocasiões de salões de humor e feiras literárias pelo país.

Curadoria
A 14ª edição do Salão do Livro Vale do Aço homenageia a obra e a trajetória de Ziraldo com eventos variados. Para o artista plástico e curador da exposição, Genin Guerra, depois que “pelé” foi oficializado como verbete no Dicionário Michaelis para definir “aquele fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém”, então, há uma certeza. “Estou certo que o nosso ‘pelé’ do humor gráfico é Ziraldo Alves Pinto - ou o Pelé seria o Ziraldo do futebol?”, salienta Genin, em texto de apresentação da mostra.

“Com seu traço bisturi, relâmpago, raio laser (como bem definiu o ‘pelé’ Carlos Drummond de Andrade), Ziraldo influenciou várias gerações de artistas e o seu trabalho é um marco definitivo e glorioso nas artes gráficas brasileiras”, completa o curador. A exposição no Centro Cultural Usiminas tem a participação de 50 artistas brasileiros, a maioria de Minas Gerais, incluindo cartunistas, chargistas e caricaturistas famosos como os mineiros Aroeira, Duke e Quinho, os cariocas Miguel Paiva e Brum, o paulista Bira Dantas e desenhistas de Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Sergipe e Bahia. Alguns deles trabalharam diretamente com o Ziraldo e muitos são associados da Cartuminas, entidade que reúne os cartunistas mineiros e participa da organização da mostra em Ipatinga.

SERVIÇO
Exposição Ziraldo Cara a Cara
Local: Foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas
Contatos e informações: 31 98437 3330
Entrada gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário