
25 de maio, de 2023 | 08:35
Dia Nacional da Adoção: 31.893 crianças aguardam um lar
Adotar é amar incondicionalmente”, define presidente do Grupo de Apoio à Adoção de Ipatinga
Álbum Pessoal
Os encontros do GAA Ipatinga são realizados no segundo sábado do mês na Escola Estadual Nacif Selim de Sales, no Canaã

Nesta quinta-feira, 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, data que busca promover debates e conscientizar a sociedade sobre o direito de crianças e jovens à convivência familiar e comunitária com dignidade. Em Ipatinga, o Grupo de Apoio à Adoção (GAA) - Aconchego, fundado em abril do ano passado, tem trabalhado para disseminar a cultura da adoção na região.
A proposta de formar o grupo em Ipatinga foi da professora Marciléia Souza, que ocupa o cargo de presidente. Ela e o marido sempre tiveram o desejo de adotar, antes mesmo até de receberem o diagnóstico de infertilidade. No período da pandemia, o casal teve uma grata surpresa: a descoberta da gravidez natural. A gestação de Marciléia foi tranquila, mas após o nascimento, a criança foi diagnosticada com uma doença genética, a síndrome de Edwards. Aos quatro meses e 13 dias Geovana faleceu.
Marciléia retomou o sonho da adoção, se inscreveu para fazer o curso que lhe garantiria a entrada na fila do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Ao fazer a preparação, soube da existência de grupos de apoio à adoção espalhados pelo país, mas descobriu que Ipatinga ainda não tinha uma iniciativa como esta. Ela procurou outras mães e assim foi fundado o GAA Ipatinga.
A professora, que está na fila esperando o tão sonhado dia em que o telefone irá tocar trazendo a boa-nova, falou ao Diário do Aço.
Tabu
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualizado nesta quarta-feira (24), existem 31.893 crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento por todo país. Destas, 4.385 estão disponíveis para a adoção e 5.446 estão em processo de adoção. Os números indicam ainda que há 33.997 pretendentes disponíveis.
Para Marciléia, é preciso quebrar o tabu relacionado à adoção de crianças maiores. Crianças com problemas de saúde e acima de oito anos de idade dificilmente fazem parte do perfil desejado por um pretendente. Esse é o motivo pelo qual se tem tantas crianças sem ser adotadas mesmo tendo um número de pretendentes muito superior ao número de crianças disponíveis para a adoção”.
Julgamento
Álbum pessoal
Marciléia aguarda pelo dia em que seu telefone irá tocar, enquanto isso está gerando no coração

Segundo a presidente da GAA Ipatinga, muitos ainda têm preconceitos em relação à adoção. As famílias ouvem frases como: vai arrumar problema, você está criando cobra para lhe picar, todo filho adotivo dá trabalho. Os preconceitos existem, mas devem ser combatidos e desmistificados através dos inúmeros relatos de adoções”, defendeu a entrevistada.
GAA Aconchego
A primeira reunião do grupo de apoio em Ipatinga foi realizada no dia 9 de abril de 2022. O objetivo do GAA, de acordo com Marciléia, é ser lugar de escuta, dar voz aos pretendentes à adoção com suas ansiedades e angústias, ajudar os pais adotivos durante o período de adaptação e convivência com o filho, esclarecer dúvidas e divulgar a cultura da adoção. O grupo se reúne mensalmente, no segundo sábado do mês, das 17h às 19h, na Escola Estadual Nacif Selim de Sales, no Canaã. A reunião é aberta à comunidade.
Laços de amor
Marciléia não poupa emoção e esforços ao falar da adoção. Em seu recado final, fez questão de frisar que adotar não é um ato de caridade e destacou a necessidade de seguir os trâmites legais para que esse processo ocorra de forma segura, feliz e para sempre. Com a adoção, tenho certeza que irá experimentar um amor incondicional que vai muito além do DNA ou de fatores sanguíneos. A adoção é uma transformação de vida. Os laços de amor são surpreendentes”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Feliz
25 de maio, 2023 | 18:07No brasil a lei te força a nao adotar pois e muito burocratico eles olham sua casa ate seu salario.
Ou seja a propria lei te impede de adotar”
Ulisses
25 de maio, 2023 | 16:30A adoção é uma transformação de vida, parabéns ao GAA IPATINGA.”
Karem Cristina de Freitas Melo
25 de maio, 2023 | 14:29Sempre tive um sonho d adotar uma menina! Mas é tão complicado...”