DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

25 de maio, de 2023 | 08:35

Dia Nacional da Adoção: 31.893 crianças aguardam um lar

“Adotar é amar incondicionalmente”, define presidente do Grupo de Apoio à Adoção de Ipatinga

Álbum Pessoal
Os encontros do GAA Ipatinga são realizados no segundo sábado do mês na Escola Estadual Nacif Selim de Sales, no CanaãOs encontros do GAA Ipatinga são realizados no segundo sábado do mês na Escola Estadual Nacif Selim de Sales, no Canaã

Nesta quinta-feira, 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, data que busca promover debates e conscientizar a sociedade sobre o direito de crianças e jovens à convivência familiar e comunitária com dignidade. Em Ipatinga, o Grupo de Apoio à Adoção (GAA) - Aconchego, fundado em abril do ano passado, tem trabalhado para disseminar a cultura da adoção na região.

A proposta de formar o grupo em Ipatinga foi da professora Marciléia Souza, que ocupa o cargo de presidente. Ela e o marido sempre tiveram o desejo de adotar, antes mesmo até de receberem o diagnóstico de infertilidade. No período da pandemia, o casal teve uma grata surpresa: a descoberta da gravidez natural. A gestação de Marciléia foi tranquila, mas após o nascimento, a criança foi diagnosticada com uma doença genética, a síndrome de Edwards. Aos quatro meses e 13 dias Geovana faleceu.

Marciléia retomou o sonho da adoção, se inscreveu para fazer o curso que lhe garantiria a entrada na fila do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Ao fazer a preparação, soube da existência de grupos de apoio à adoção espalhados pelo país, mas descobriu que Ipatinga ainda não tinha uma iniciativa como esta. Ela procurou outras mães e assim foi fundado o GAA Ipatinga.

A professora, que está na fila esperando o tão sonhado dia em que o telefone irá tocar trazendo a boa-nova, falou ao Diário do Aço.

Tabu

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualizado nesta quarta-feira (24), existem 31.893 crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento por todo país. Destas, 4.385 estão disponíveis para a adoção e 5.446 estão em processo de adoção. Os números indicam ainda que há 33.997 pretendentes disponíveis.

Para Marciléia, é preciso quebrar o tabu relacionado à adoção de crianças maiores. “Crianças com problemas de saúde e acima de oito anos de idade dificilmente fazem parte do perfil desejado por um pretendente. Esse é o motivo pelo qual se tem tantas crianças sem ser adotadas mesmo tendo um número de pretendentes muito superior ao número de crianças disponíveis para a adoção”.

Julgamento
Álbum pessoal
Marciléia aguarda pelo dia em que seu telefone irá tocar, enquanto isso está gerando no coraçãoMarciléia aguarda pelo dia em que seu telefone irá tocar, enquanto isso está gerando no coração


Segundo a presidente da GAA Ipatinga, muitos ainda têm preconceitos em relação à adoção. As famílias ouvem frases como: ‘vai arrumar problema’, ‘você está criando cobra para lhe picar’, ‘todo filho adotivo dá trabalho’. “Os preconceitos existem, mas devem ser combatidos e desmistificados através dos inúmeros relatos de adoções”, defendeu a entrevistada.

GAA Aconchego

A primeira reunião do grupo de apoio em Ipatinga foi realizada no dia 9 de abril de 2022. O objetivo do GAA, de acordo com Marciléia, é ser lugar de escuta, dar voz aos pretendentes à adoção com suas ansiedades e angústias, ajudar os pais adotivos durante o período de adaptação e convivência com o filho, esclarecer dúvidas e divulgar a cultura da adoção. O grupo se reúne mensalmente, no segundo sábado do mês, das 17h às 19h, na Escola Estadual Nacif Selim de Sales, no Canaã. A reunião é aberta à comunidade.

Laços de amor

Marciléia não poupa emoção e esforços ao falar da adoção. Em seu recado final, fez questão de frisar que adotar não é um ato de caridade e destacou a necessidade de seguir os trâmites legais para que esse processo ocorra de forma segura, feliz e para sempre. “Com a adoção, tenho certeza que irá experimentar um amor incondicional que vai muito além do DNA ou de fatores sanguíneos. A adoção é uma transformação de vida. Os laços de amor são surpreendentes”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Feliz

25 de maio, 2023 | 18:07

“No brasil a lei te força a nao adotar pois e muito burocratico eles olham sua casa ate seu salario.
Ou seja a propria lei te impede de adotar”

Ulisses

25 de maio, 2023 | 16:30

“A adoção é uma transformação de vida, parabéns ao GAA IPATINGA.”

Karem Cristina de Freitas Melo

25 de maio, 2023 | 14:29

“Sempre tive um sonho d adotar uma menina! Mas é tão complicado...”

Envie seu Comentário