23 de maio, de 2023 | 14:13
Em Ipatinga, menos de 30% do grupo prioritário recebeu a vacina contra gripe
As unidades de saúde de Ipatinga registraram grande comparecimento da população para o mutirão especial de vacinação, no fim de semana, quando quase 12 mil pessoas foram imunizadas, conforme divulgado pelo governo. Contudo, apesar desse número expressivo, a Secretaria de Saúde do município manifesta preocupação com o índice de vacinação contra a gripe, que ainda está abaixo do esperado.
O Dia D da Vacinação é uma estratégia adotada pelo município de Ipatinga em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, para intensificar a imunização contra diversas doenças, entre elas a gripe, tendo em vista também a chegada do período mais frio do ano. A iniciativa visa garantir a proteção principalmente dos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.
Apesar do maior comparecimento em relação ao ano anterior, a Secretaria de Saúde alerta que o índice de vacinação contra a gripe está abaixo do esperado. Conforme o levantamento realizado nesta segunda-feira (22), menos de 30% do grupo prioritário, estimado em 93.530 pessoas, foi vacinado até o momento, o que representa uma cobertura vacinal ainda insuficiente.
A Secretaria de Saúde reforça o chamado para que as pessoas que pertencem ao grupo prioritário compareçam às unidades de saúde para receber a vacina. A imunização contra a gripe é uma medida essencial para proteger a saúde individual e coletiva, especialmente neste momento em que os termômetros acusam temperaturas mais baixas inclusive em regiões tradicionalmente quentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]