PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

20 de maio, de 2023 | 08:00

''Isfriô'': temperaturas amenas na região devem continuar até domingo

Nesta sexta-feira, os termômetros em Timóteo marcaram a mínima de 11,9°C, dia mais frio do ano na RMVA, segundo o Inmet

Arquivo DA
Somente a partir da próxima terça-feira é que deve voltar a esquentarSomente a partir da próxima terça-feira é que deve voltar a esquentar

Os casacos, cobertores e peças mais quentinhas já estão sendo usados por aí? Nos últimos dias foi perceptível a queda de temperatura na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA): início do dia com manhãs geladas, tardes mais aquecidas, noites e madrugadas frias. Esta semana, inclusive, foi marcada pelo dia mais frio do ano na região. Em Timóteo, município onde está instalada uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o equipamento marcou a mínima de 11,9°C, às 7h de sexta-feira (19), menor temperatura deste ano na RMVA.

De acordo com o Inmet, esse friozinho tem sido provocado por uma massa de ar frio que atinge Minas Gerais. Outras cidades espalhadas pelo estado também tiveram temperaturas congelantes nesta sexta. O distrito de Monte Verde, no município de Camanducaia, Sul de Minas, foi destaque nacional. Com -0,1°C, conquistou a marca de menor temperatura registrada no Brasil na data. Caratinga também ocupou a lista dos municípios mineiros com menor temperatura, com 11,3°C.

Fim de semana
E para estes dias, no Vale do Aço, a expectativa é da permanência das baixas temperaturas, é o que informou ao Diário do Aço o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo. “A perspectiva é que o frio continue pela manhã, principalmente, e à noite se intensificando um pouco mais em toda a região. A perspectiva é que o tempo siga estável, com predomínio de céu claro e não há previsão de chuva nos próximos dias. A temperatura deve ficar baixa, pelo menos, até o domingo (21)”.

Elevação gradativa
Segundo Claudemir, os dias devem voltar a estar mais quentes na próxima semana. “A partir de terça-feira (23), a temperatura tende a se elevar gradativamente, em função do enfraquecimento do ar frio”, enfatizou.

Umidade do ar
O Inmet alerta à população para previsão de baixa umidade. “Em toda Região Metropolitana do Vale do Aço a tendência é que tenhamos baixos índices de umidade relativa do ar. Índices na casa dos 30%, 25%, entre 14h e 17h nos próximos dias”, declarou o meteorologista. A orientação do Instituto é que nesse período as pessoas bebam bastante líquido, evitem o desgaste físico nas horas mais secas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário