21 de maio, de 2023 | 06:00
Segue o baile
Fernando Rocha
O Cruzeiro volta amanhã à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para enfrentar o Cuiabá, em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, em razão de o Mineirão estar ocupado por um show e o Independência, com o gramado em recuperação.A última vez que o Cruzeiro jogou nesse estádio foi cerca de dois meses atrás, quando saiu derrotado de 2 x 0 pelo América, na semifinal do Mineiro.
Naquela ocasião, Ronaldo Fenômeno, dono da SAF que administra o clube, passou por um grande constrangimento, chamado por ele de um dos dias mais tristes da minha vida”.
Em razão do mau futebol e da derrota para o Coelho, combinado com a má campanha do time no estadual, após a partida, grande parte da torcida vaiou e xingou Ronaldo, que ocupava um dos camarotes do estádio.
Costuma-se dizer que o futebol não gira, ele capota”. Agora, com o time fazendo ótima campanha no Brasileiro, vindo de um bom resultado na Copa do Brasil, ao empatar com o Grêmio fora de casa, se o Fenômeno decidir voltar à Arena do Jacaré, amanhã, certamente, será recebido de uma forma bem diferente pela torcida celeste.
O ex-jogador e técnico Jair Pereira, hoje aposentado, que conquistou muitos títulos à frente de grandes clubes nacionais na década de 90, entre eles o Cruzeiro, dizia que no futebol o certo é o que dá certo”.
Novo rumo
A coluna foi escrita antes da partida de ontem do Atlético, fora de casa, contra o Coritiba, e havia a expectativa do técnico Eduardo Coudet poupar diversos jogadores, visando preservá-los para a partida decisiva de terça-feira contra o Athletico-PR, no Mineirão, pela Libertadores.
Não há dúvida que o time alvinegro evoluiu muito nas últimas três partidas, quando venceu pelo Brasileirão o Cuiabá e o Internacional, por último, e o Corinthians pela Copa do Brasil. A superioridade técnica demonstrada sobre estes adversários tem muito a ver com a excelente condição física do time, atribuída por muitos colegas da crônica ao constante rodízio de atletas feito pelo treinador argentino.
Os mesmos que antes criticaram o rodízio agora fazem elogios, depois que os bons resultados vieram acompanhados, também, do bom desempenho do time em campo.
A torcida, que antes pedia a saída do treinador e criticava a diretoria, por conta da multa milionária de R$ 30 milhões firmada em contrato com o argentino, agora já não faz mais barulho.
De fato, o velho, bom e folclórico Jair Pereira tem toda razão. A vida segue lampeira e pimpão para todos.
FIM DE PAPO
A atuação do Galo na última quarta-feira, quando derrotou de 2 x 0 o Corinthians, no Mineirão, foi talvez a melhor de toda a temporada sob o comando de Coudet. Pressionou o tempo todo, errou pouquíssimos passes e manteve uma intensidade tão forte que não fosse a atuação destacada do goleiro Cássio, além da falta de capricho em algumas finalizações, o placar teria sido uma goleada acachapante. O que não pode é achar que tudo está resolvido, pois o segundo e decisivo confronto será no Itaquerão, onde não se deve desprezar a força do Corinthians, que jogará ao lado a sua torcida
O objetivo do Cruzeiro era voltar vivo de Porto Alegre e conseguiu com o empate de 1 x 1 contra o Grêmio. Ficou a sensação de que poderia ter saído com a vitória, pois tomou o empate nos minutos finais em um lampejo de Luizito Suárez. O Cruzeiro do técnico Pepa confirmou o bom futebol do Brasileirão, com muita personalidade e autoconfiança dos jogadores. No jogo da volta, 31/5, no Mineirão, terá a China Azul para transformar o Gigante da Pampulha” em um grande caldeirão, e basta uma vitória por qualquer placar para se classificar.
Acabou o sonho do maior clássico do nosso estado ser disputado novamente no Ipatingão. A CBF confirmou o clássico entre Cruzeiro x Atlético para o Parque do Sabiá, em Uberlândia, no dia 3 de junho, sábado, 18h30. O Cruzeiro é o mandante e teria negociado com empresários a cota no valor de R$ 1 milhão, livre de despesas. O translado e o hotel do Atlético, também, serão pagos pelos promotores do evento. O Cruzeiro também vai jogar na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, amanhã, contra o Cuiabá pelo Brasileirão, pois o Mineirão vai sediar um show e o Independência está sendo preservado para reforma do gramado.
O que deixa chateado não só os cruzeirenses, mas os desportistas de Ipatinga e da região, é o silêncio da atual administração municipal sobre esse assunto. Não estamos conseguindo sequer competir para trazer eventos desse porte, algo que já aconteceu em grande escala para injetar milhões de reais no comércio local, com geração de milhares de empregos diretos e indiretos, além de divulgar a cidade até internacionalmente.
Sinto muito, dói bastante constatar que, após anos, décadas, de muita dedicação e de luta envolvendo muita gente da nossa comunidade, por vários governos de matizes políticas diferentes, e fazer parte do circuito do futebol nacional, o nosso Gigante do Parque Ipanema” volte a carregar o jocoso apelido de elefante branco”. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gabriel
21 de maio, 2023 | 17:49Realidade que o Ipatingão atualmente é mal cuidado, essa é a verdade, estádio não é nem sombra do que foi antigamente, mesmo antes do Ipatinga FC despontar no futebol.
Estádio sujo, cadeiras faltando e dealinhadas, placar eletrônico que foi cobrido por um banner pra esconder que ele nem funciona, gramado, e vou colocar um "etc", pois se for pra falar dos problemas eu estouro o limite de palavras.
Respeito e sei que quem cuida atualmente do estádio tenta de tudo, mas eu que moro perto dele fico triste com tamanho abandono do Ipatingão”