17 de maio, de 2023 | 09:39
Fila, frio e sereno: usuários do Ipsemg dormem na porta de hospital para conseguir agendamento
Reprodução
A indignação fez com que usuários filmassem a situação enfrentada mensalmente por eles para conseguir agendar uma consulta
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
O problema se repete mais uma vez. Em janeiro deste ano a reportagem do Diário do Aço relatava as dificuldades enfrentadas por beneficiários da assistência à saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) para conseguir agendar consultas e exames utilizando o convênio: filas demoradas, salas cheias e aglomeração. Quatro meses se passaram e, apesar das promessas de melhora por parte do Ipsemg, os usuários ainda convivem com contrariedades.
Leitores enviaram imagens expondo a situação. Vídeos compartilhados com o Diário do Aço mostravam várias pessoas, durante o período da noite, formando uma fila em frente ao Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. Deitados no chão, enrolados em cobertores, os beneficiários lutavam contra o frio. Tudo isso para garantir a marcação de uma consulta ou exame.
Os usuários se sentem humilhados ao terem que se sujeitar a tal situação. Humilhante. Alguma autoridade tem que zelar pela categoria. As pessoas começam a chegar às 14h do dia 14. A marcação é no dia 15 de cada mês. É muito frio, sereno. Quando chega às 5h tem mais de 200 pessoas, a maioria de idosos e doentes. Não tem atendimento nem para 50% da demanda. O povo volta para casa sem atendimento”, lamentou.
Os beneficiários reivindicam um atendimento digno e cobram uma atitude do governo Zema. O Ipsemg não faz nada. Este governo Zema não está nem aí para a categoria. E todo mês o desconto vem. Não é nada de graça não”.
Diálogo
Em nota enviada no mês de janeiro ao Diário do Aço, o instituto declarou que a cota mensal de agendamentos seria ampliada. Questionado se agora tal promessa foi efetivada, o Ipsemg disse que está em diálogo constante com o Hospital Márcio Cunha, para ampliação das cotas”. Disse ainda que é obrigado a exercer controle sobre o movimento dos atendimentos pelos seus prestadores de serviços para garantir que sejam cumpridas as diretrizes legais que norteiam o serviço”.
Enfatizou em seu posicionamento que os atendimentos de urgência/emergência não deixam de ser realizados em razão do esgotamento da cota mensal na rede credenciada. Por fim, informou que tem realizado várias ações no sentido de otimizar seus recursos de forma a possibilitar a ampliação da oferta de atendimento aos beneficiários”.
FSFX
De acordo com a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), na última segunda-feira (15), foram disponibilizados os agendamentos de consultas e exames para os beneficiários do Ipsemg, o que gerou filas na entrada da Unidade I do HMC.
Relatou que a FSFX tem conversado com o Ipsemg na busca de soluções para a questão. Inclusive, solicitando que o instituto busque o credenciamento de novos hospitais, visto que os pacientes do Ipsemg vêm de vários municípios de Minas Gerais em busca de atendimento no Hospital Márcio Cunha”, explicou.
Em nota, esclareceu ainda que conta com diversos canais para agendamento. On-line portalservicos.fsfx.com.br/login), WhatsApp (31 99686-1060), central telefônica (31 3829-9600) ou presencialmente”. E destacou que tem buscado outras soluções tecnológicas que facilitem a marcação.
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Tinho Mortadela
17 de maio, 2023 | 22:38Sinceramente, que humilhação esses trabalhadores passam com esse IPSEMG. Cadê nossos fiscais do executivo ( Deputados) ? Esqueci, só aparecem de 2 em 2 anos pedindo voto ou pedindo apoio para algum apadrinhado. O MP não poderia mediar essa situação? Esqueci,a justiça é cega e só enxerga quando quer. Quem paga o Pato é sempre o povo,aliás paga duas vezes. A primeira é pagando altíssimo imposto para bancar os luxos do estado,que deveria suprir o pagador de imposto e segundo por que mesmo pagando a conta são humilhados pela mazela do Governador. Disse o Zema que Minas está nos trilhos. O trilho que MG tá é esse aqui:
Humilhação e desvalorização.”
Antonio
17 de maio, 2023 | 15:51Já que não tem condições de atender, não faça convênio. Esse Ipsemg é muito ruim mesmo. Coisa de governo, mal administrado. O plano da polícia militar.”
Maria Tatiana Albeny Simoes
17 de maio, 2023 | 12:13Os "canais de atendimento" que o hospital informa, não funcionam.
Ontem estive na unidade 2 para agendar exames e fiquei 3 horas aguardando.
Dos 4 exames só consegui marcar 2, pois no segundo dia de marcação as cotas já estavam encerradas.
Desrespeito total.”
Chapolin Descolorado
17 de maio, 2023 | 11:55Conheço um servidor público que tem IPSEMIG, ele me disse que está uma patifaria. Que o órgão IPSEMIG não está nem aí para os usuários. Ele me disse que o plano não é barato e é desconto e folha. Ele foi ao hospital no dia 15, na hora do almoço, a atendente disse que não havia vaga nem pra clínico geral. Ele disse que liga no IPSEMIG em coronel Fabriciano e as atendentes, são extremamente frias, não dão informações sobre os questionamentos e as vezes ficam mudas frente aos questionamentos. Ele me disse que virou SUSPSEMIG.”
Jc
17 de maio, 2023 | 10:10Ao final da matéria, a FSFX informou que existem canais para agendamento, inclusive presencial. Pergunto: Os canais "on-line" FUNCIONAM?”
Marley
17 de maio, 2023 | 07:50A ganância por dinheiro é muito grande nesse mundo .
A promessa de construir um outro hospital na região já foi por água abaixo .
Agora fica essa humilhação de esperar dias e até meses pra consultar neste hospital .
É HUMILHAÇÃO DEMAIS .!”
Renato
17 de maio, 2023 | 07:12Ue! O povo acha que Zema é exemplo de gestor. Exemplo pra turma de empresários amigos. A população não tem a mínima noção do descaso desse governo com a população pobre, com o servidor público. É só marketing e pouca ação. Diz que tirou o estado da crise, mas a dívida de Minas está só crescendo. A conta logo logo vai chegar.”