13 de maio, de 2023 | 08:10
Excesso de velocidade é a infração mais cometida no trânsito em Ipatinga
Levantamento feito pelo Detran-MG traz dados dos quatro primeiros meses de 2023
Stephanie Lisboa
''Temos sempre que escolher a vida e optar por comportamentos mais seguros no trânsito'', afirmou a delegada
Uma lista das infrações cometidas em Ipatinga, nos quatro primeiros meses deste ano, mostrou que a violação mais cometida no trânsito na cidade tem sido transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%”, com um total de 1.075 registros. Em seguida vem o ato de conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado”, foram 482 infrações dessa modalidade. 
Ocupando a terceira colocação, novamente o excesso de velocidade (transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% até 50%), que reuniu um total de 455 registros. O número de condutores flagrados que não possuíam a habilitação (CNH/PPD/ACC) também ganhou destaque e ocupou o quarto lugar do ranking, foram 351 infrações desse tipo. Os dados foram solicitados pela reportagem do Diário do Aço e disponibilizados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Falar sobre os atos de indisciplina no trânsito é fundamental, especialmente neste mês, em que é realizada pelo mundo a campanha Maio Amarelo, movimento de conscientização da população para a redução de acidentes de trânsito. E são justamente pequenos detalhes que acabam contribuindo para os registros de colisões e outras ocorrências. É o que explica a titular da Delegacia de Trânsito de Ipatinga, Lívia Athayde Oliveira.
O trânsito, já é provado que ele mata, mata mais do que uma guerra. O Ministério da Saúde até apresentou um número. Em 2020 foram 30 mil mortes decorrentes de acidente de trânsito e muitas vezes essas mortes, esses acidentes são causados por pequenos detalhes, comportamentos imprudentes, negligentes. É o ato de dirigir em alta velocidade, não usar cinto de segurança, usar celular quando está dirigindo, fazer o uso de bebidas alcoólicas ou drogas antes de dirigir”, observou a delegada.
Celular
O celular é um companheiro inseparável de grande parte da população, que usa o aparelho durante quase todo o dia. Almoça, está com o celular, vai ao banheiro, leva o aparelho. Até mesmo dirigindo alguns motoristas se arriscam utilizá-lo, seja para atender a uma ligação ou responder a uma mensagem. Essa atitude representa um risco.
O uso de telefone celular tira a atenção da pessoa e causa vários tipos de acidentes. Às vezes, por um celular que apita você pode tirar a vida de uma pessoa. O uso de telefone celular causa acidentes a quem está conduzindo veículos automotores e eu já vi também, aqui na Delegacia de Trânsito, pedestres que foram atropelados porque não prestaram atenção no trânsito justamente pelo fato de fazer o uso de telefone celular”, contou Lívia.
Escolha a vida
O tema da campanha Maio Amarelo deste ano é: No trânsito, escolha a vida”. É justamente esta a mensagem deixada pela delegada. Temos sempre que escolher a vida e optar por comportamentos mais seguros no trânsito. Ou seja, respeitando as leis de trânsito, atenção ao trânsito e ao ambiente, não fazer o uso de bebidas alcoólicas antes de conduzir veículos automotores, usar o cinto de segurança, respeitar as placas de sinalização e lembrar que a vida é o bem mais valioso que temos, por isso escolha a vida e dirija com segurança”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rodrigues
14 de maio, 2023 | 10:54O Cidadão falou tudo. Um asno projetou vários itens para o trânsito em Ipatinga. Enviei uma reclamação/ solicitação para o setor de trânsito da prefeitura,pois alguém com um certo prestígio onde moro,solicitou que o trânsito fosse jogado totalmente para a rua onde resido. Rua está que possuí duas igrejas evangélicas, uma escola municipal e agora passa por ela três linhas de ônibus da saritur, ônibus escolar, caminhões de todo tipo e me avisaram que foi realizado um amplo serviço de informação com a comunidade da região. Só esqueceram de perguntar os moradores da rua onde moro.”
Falei
14 de maio, 2023 | 07:04Não é somente excesso de velocidade! Basta olhar próximo ao shopping na rotatória da estrada das lavadeiras que se fosse aplicado multa a inflação campeã seria estacionamento em local proibido! Caminhões param na rotatória, em cima do canteiro, na BR381 e por aí vai! Fiscalização zero!”
Cidadão 2
13 de maio, 2023 | 22:14Na rotatória do Veneza com Veneza ninguém respeita ninguém. Passou da hora de colocar passagens elevadas para os pedestres, ali fuca próximo à escolas, pais e crianças trafegam constantemente.”
Moacir P Alves
13 de maio, 2023 | 16:32Ipatinga precisa de quarda de trânsito não policia rodoviária nen quarda municipal”
Samara
13 de maio, 2023 | 16:24? por que não há fiscalização dos condutores que utiliza celular no trânsito.”
Marcio
13 de maio, 2023 | 13:44Isso pq não fiscaliza nada. Imagina se houvesse
Radares e fiscalização?”
Cidadão
13 de maio, 2023 | 10:08Paradas obrigatórias, principalmente nas rotatórias, quase ninguém respeita sinalização nem dá a preferência para quem tem. Rotatória do Supermercado Garcia na Avenida Livramento com Rua Fortaleza, no Veneza, há risco iminente de ocorrer tragédias naquele local. Faixa de pedestre no meio da rotatória entre o pontilhão, o cemitério e o Veneza: um asno projetou aquilo. Trânsito está imundiçado de selvagens, criminosos que colocam em risco a vida das outras pessoas. Mistura de condutores indecentes, com engenheiros de trânsito que não servem nem pra puxar carroça e autoridades indiferentes ao caos instaurado.”