10 de maio, de 2023 | 07:05
Economista e educadora fazem alerta sobre uso do 13º antecipado do INSS
Divulgação
''O ideal é que as pessoas se organizem para utilizar esse dinheiro da melhor forma'', aconselhou Ellen Silvério
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou na semana que passou, um decreto que antecipa o abono anual, informalmente conhecido como o 13º dos beneficiários da Previdência Social. De acordo com o governo federal, 30 milhões de pessoas vão receber o repasse em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Dinheiro na mão é motivo de alegria e empolgação, quem não gosta, não é mesmo? Mas qual será a orientação para os segurados do INSS: gastar, guardar parte do dinheiro, quitar dívidas ou investir? A reportagem do Diário do Aço ouviu o economista Gelton Pinto Coelho, que atua no Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e a educadora financeira Ellen Silvério.
Antecipação é benéfica
Gelton avalia que essa antecipação do abono, que é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro, é benéfica, especialmente para o público idoso que foi muito atingido pela inflação. Muitos idosos são arrimos de família, enfim, são pessoas que tinham uma renda, então eles acabaram se endividando muito nesse período. A antecipação do 13º pode ser a possibilidade de quitar uma dívida, de sair do cheque especial e de resolver alguma situação financeira”, explicou.
Girar a roda econômica
Para a economia, o adiantamento do 13º também é algo positivo, já que será injetado um total de R$ 62,6 bilhões. A colocação desse recurso para a população nesse momento vai suprir a carência de crédito no mercado. Esse dinheiro vai ajudar a sanear contas, mas também ajudará nas pequenas lojas, principalmente as pessoas que têm MEI, que prestam serviços, então isso ativa muito esse setor e a questão do comércio”, mencionou Gelton. Ele ainda completou: Esse é um valor que disponibilizado na economia ajuda a girar a roda econômica. Nessa carência de crédito, essa antecipação pode significar uma melhora econômica nesse primeiro momento”.
Álbum Pessoal
''A antecipação pode ser a possibilidade de quitar uma dívida, de sair do cheque especial e resolver alguma situação financeira'', observou o economista

O que fazer com o dinheiro?
Quem já sabe que vai receber a antecipação começa a fazer planos para o dinheiro. Mas qual será a maneira mais acertada de destinar esse recurso? Ellen alerta que 13º não deve ser visto como um bônus. Isso fará você utilizá-lo de forma emocional e talvez você se arrependa depois”, enfatizou. A dica da educadora financeira é: Reflita e após ter clareza do seus ganhos e gastos utilize a inteligência financeira”, sugeriu.
A profissional apontou algumas situações que podem se aplicar a sua realidade na hora da decisão. Se tiver dívidas com juros altos, como cartão de crédito atrasado e cheque especial, é uma opção utilizar esse dinheiro para negociar ou quitar essas dívidas. Se você não tem dívidas, o ideal é que comece a fazer uma reserva de emergência. Outra alternativa, é utilizar este dinheiro para atingir uma meta financeira, como a compra ou troca de um carro”.
Investimentos
Gelton orienta aos segurados, especialmente aqueles que querem investir o dinheiro, que fujam das ofertas fora da realidade econômica. Muitas pessoas caem em golpes financeiros, em aplicações por exemplo em moedas digitais que não têm a comprovação garantida, então, é importante nesse momento saber como aplicar direito o recurso. Os golpes vão aparecer agora em maior monta”, advertiu o economista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]