09 de maio, de 2023 | 16:23

Administração de Ipatinga propõe criação de cargos de advogado e pedagogo para o CREAS

Divulgação
Governo afirma que especialistas devem garantir maior qualificação e eficiência aos serviços socioassistenciais no municípioGoverno afirma que especialistas devem garantir maior qualificação e eficiência aos serviços socioassistenciais no município

A administração de Ipatinga enviou à Câmara de Vereadores, um projeto de lei para a criação dos cargos de provimento efetivo de advogado e pedagogo para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e que eles também sejam incorporados ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCVV) dos servidores públicos.

A secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu, destaca: “Os recursos humanos constituem elemento fundamental para a efetividade do trabalho do CREAS. A vinculação dos profissionais do CREAS com a família/indivíduo constitui um dos principais elementos para a qualificação na oferta da atenção especializada. A proposta em questão contribui para a consolidação em Ipatinga da Assistência Social como política pública de fato e de direito, possibilitando que o CREAS, em sua abrangência, atue e forneça serviços socioassistenciais com diversos especialistas previstos na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOBRH/SUAS, e assim sejam assegurados os direitos dos sujeitos que estão inseridos nesse espaço, além de garantir os serviços e os atendimentos específicos”.

Qualificação

Em razão da complexidade das situações atendidas no CREAS, a equipe deverá ter qualificação técnico-especializada, reunindo um conjunto de conhecimentos e habilidades que sejam compatíveis com a natureza e os objetivos dos serviços prestados, bem como com as atribuições pertinentes à função exercida no Centro de Referência.

Desse modo, para a adequada gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em cada esfera de governo, é fundamental a garantia de um quadro de referência de profissionais designados para o exercício das funções essenciais de gestão.

Direito socioassistencial

O direito socioassistencial é mediado por profissionais do campo da assistência social, o que corresponde a mais proteção social, vigilância socioassistencial e defesa e garantia de direitos, possibilitando a identificação das situações de vulnerabilidades e de violação de direitos e fomentando a proatividade da assistência social, – funções essenciais da política pública.

“Em atendimento às requisições específicas dos serviços socioassistenciais, as categorias profissionais de nível superior de Advogado e Pedagogo são obrigatoriamente necessárias para integrarem as equipes de referência do CREAS”, concluiu Jany Mara Bartolomeu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

10 de maio, 2023 | 11:50

“Advogados no Creas, acredito que seja de grande utilidade para atender às várias demanda relacionadas ao Direito, principalmente o Direito da Família. Agora, Pedagogos? Não consigo entender onde encaixa as suas funções. Talvez como um Orientador Educacional. Aí tem, e muita, utilidade. As famílias de menor poder aquisitivo, em geral, não conseguem reconhecer o valor da Educação para o futuro dos filhos e da Nação.
"Um País/Nação se faz com homens e livros".”

Envie seu Comentário