10 de maio, de 2023 | 08:00
Horário Especial de Dia das Mães começa nesta quinta-feira no Vale do Aço
Arquivo DA
As lojas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo poderão funcionar até mais tarde nos dias que antecedem o Dia das Mães

A partir de quinta-feira (11), as lojas do Vale do Aço poderão funcionar até mais tarde, com o intuito de atender melhor os clientes que estão em busca de presentes para o Dia das Mães, que será celebrado no domingo (14). A extensão no horário de funcionamento consta nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), assinadas pelos sindicatos laboral e patronal da região.
De acordo com as CCTs, as lojas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo poderão funcionar das 9h às 20h na quinta-feira (11) e sexta-feira-feira (12). Já no sábado, os estabelecimentos comerciais têm permissão para ficarem abertos das 9h às 17h.
Conforme o levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra para o Dia das Mães. A expectativa das entidades é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Presenteadas e gastos
Segundo o levantamento das entidades, as principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%). O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 e R$ 200 com os presentes, enquanto 22% pagarão mais de R$ 400. Em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes na data, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.
Motivos e locais de comemorar
Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 59% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 19% consideram que presentear é um gesto importante e 19% têm o costume de presentear as pessoas que gostam. Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.
Compra dos produtos
O levantamento ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente. Já a internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores.
Forma de pagamento
Em relação à forma de pagamento, 66% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no Pix e no cartão de débito (26%). Enquanto 53% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (33%) e o cartão de crédito com parcela única.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]