09 de maio, de 2023 | 09:00

Divulgação dos resultados do Censo Demográfico é adiada para junho

Tânia Rêgo/Agência Brasil
No Vale do Aço, o trabalho de coleta do Censo foi concluído no dia 20 de abrilNo Vale do Aço, o trabalho de coleta do Censo foi concluído no dia 20 de abril

Estava prevista para segunda-feira (8) a divulgação dos dados iniciais do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de locais que já tinham finalizado a coleta, como no Vale do Aço, porém, essa divulgação foi adiada. Agora será divulgado o resultado apenas no dia 28 de junho e com os dados definitivos, de todos os municípios.

A decisão de adiar a divulgação dos resultados foi anunciada pelo IBGE, por meio de nota. “O IBGE comunica que as ações especiais finais, da etapa de apuração do Censo, que envolvem coleta de informações, ocorrerão até 28 de maio. Os dados definitivos de população do Censo serão divulgados pelo IBGE, impreterivelmente, em 28 de junho”, afirma.

Na nota o IBGE também ressalta que com apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento, foram recenseadas milhões de pessoas no Censo Demográfico desde 1º de janeiro de 2023.

A nota ainda acrescenta que “a etapa de apuração do Censo, iniciada neste ano, foi bem-sucedida junto a diversos territórios censitários, como a Terra Indígena Yanomami, comunidades em grandes capitais e regiões metropolitanas e também junto a bairros de alto padrão”. E a nota também destaca que houve recomendação unânime da Comissão Consultiva do Censo para tal decisão.

Região

No Vale do Aço, o trabalho de coleta do Censo foi concluído no dia 20 de abril e, atualmente, está na fase de apuração de dados. Foram coletados dados de 85.708 residências em Ipatinga, 38.430 em Coronel Fabriciano, 30.226 em Timóteo e 16.717 em Santana do Paraíso, conforme o gerente regional Douglas Menezes. No total, foram 171.078 residências com dados coletados na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Municípios

A regional do IBGE atende aos municípios, de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bugre, Braúnas, Córrego Novo, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo-d'Água, Santana do Paraíso e Timóteo.

Resultados

Os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas. O Censo também é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

Sigilo

Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos no dispositivo móvel de coleta (DMC) estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo. O IBGE também tem uma política de sigilo e confiabilidade, além de comitês de ética internos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário