07 de maio, de 2023 | 09:00

Cuidado com o golpe na hora de pagar o IPVA, alerta despachante de Ipatinga

Criminosos criam sites falsos, que imitam a página oficial da Secretaria de Fazenda, e oferecem desconto para atrair vítimas

Reprodução
A página dos golpistas, muito semelhante à da Secretaria de Fazenda, oferece o desconto de 25% A página dos golpistas, muito semelhante à da Secretaria de Fazenda, oferece o desconto de 25%

Já imaginou pagar o boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e depois acabar descobrindo que efetuou o pagamento para estelionatários? Pois isso tem ocorrido com certa frequência. Criminosos têm criado sites falsos e links para atrair os contribuintes com ofertas de descontos no imposto. A vítima efetua o pagamento, na maioria das vezes utilizando o Pix, mas depois percebe que caiu em um golpe. Aí já é tarde demais.

Na semana que passou, a despachante Samantha Franco, que é administradora do escritório “Bruno Despachante”, localizado no Centro de Ipatinga, procurou a reportagem do Diário do Aço para alertar os proprietários de veículos a respeito dessa modalidade de crime. Depois de ser acionada por um cliente que acabou sendo enganado por estelionatários, Samantha considerou necessário o aviso.

O caso

A despachante conta que o cliente, um morador do Vale do Aço, notou que algo estava estranho passados alguns dias do pagamento do imposto. Como o documento não atualizava no aplicativo Carteira Digital, aquilo lhe gerou certa preocupação, foi então que ele acionou a profissional. Samantha consultou o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e realmente não constava a quitação do imposto.

Assim que o cliente mencionou que havia conseguido um desconto de 25%, ela desconfiou da ação de estelionatários. A vítima narrou que fez uma busca na internet e que acessou um link que acreditava ser o site oficial para gerar seu boleto, mas na verdade se tratava de uma página criada por bandidos. A situação gerou ao homem um prejuízo de R$ 1.060,50.

Alerta

A despachante alerta que o site criado pelos criminosos ainda está ativo e em posição de destaque. “Ao digitar na internet ‘pagamento de IPVA Minas Gerais’, o primeiro link que aparece é esse link falso. A página é igual à da Receita Estadual, é igualzinho, a diferença que tem é o atrativo dos 25%”.

Orientações
Stéphanie Lisboa
A despachante e administradora Samantha Franco alerta que os contribuintes desconfiem de ofertas que ''enchem os olhos''A despachante e administradora Samantha Franco alerta que os contribuintes desconfiem de ofertas que ''enchem os olhos''


Samantha listou pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de emitir o boleto e efetuar o pagamento do imposto.

Ficar atento e conferir os dados do "favorecido" ou recebedor, que deve ser: ESTADO DE MINAS GERAIS, documento 18.715.615/0001-60, instituição ITAU UNIBANCO S.A., foi um dos recados. “O destinatário não pode ser uma pessoa física ou uma empresa fictícia. Tem que ser o Estado de Minas Gerais”.

Para quem está inseguro e tem alguma dúvida, a despachante sugeriu que o contribuinte procure a ajuda de um profissional. “Procure um despachante de confiança que já detém esse conhecimento para evitar essas fraudes também”.

E se por acaso a proposta for vantajosa, desconfie. “Quando a oferta “enche os olhos” da gente, aguce a gente a vantagem de algo, tem que desconfiar. Em caso de dúvida, não faça”, orientou.


Cuidados a serem observados na hora de pagar o IPVA


No mês de abril, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais fez um alerta sobre este golpe citado na reportagem e deixou algumas dicas:

- Para acessar o site da Secretaria de Fazenda ou efetuar o pagamento do IPVA, sempre digite o endereço www.fazenda.mg.gov.br.

- Confira se o endereço foi digitado corretamente.

- No site da Secretaria de Fazenda, acesse a área do IPVA pela janela (pop-up) ou no menu “Tributos” à direita.

- Sempre se informe pelos canais oficiais da Secretaria de Fazenda e do Governo de Minas.

- A Secretaria de Fazenda não oferece descontos além do benefício dos 3% para o pagamento do IPVA em cota única.

- Nunca clique em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail.

- A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos correios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mineiro

08 de maio, 2023 | 08:23

“25% de desconto?! Em imposto?!
Nem a mãe da gente faz um desconto desses...”

Envie seu Comentário