06 de maio, de 2023 | 08:00

Erosão na BR-458 passa de um ano à espera de reparo

Reprodução
A margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga, já desmoronou por causa da erosão    A margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga, já desmoronou por causa da erosão

A erosão na margem direita no Km 133 da BR-458, entre Caratinga e Ipaba, continua sem ser resolvida. Desde janeiro do ano passado, motoristas reclamam dessa situação e manifestam preocupação com a erosão na pista, que está localizada próximo ao posto de combustível Beira Rio. Uma empresa ainda será contratada para resolver o problema, o que não tem previsão de ocorrer por enquanto.

Em nota enviada ao Diário do Aço, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que desde o surgimento da erosão tem mantido fiscalização rotineira para observar a evolução da situação. “Esclarecemos que a mesma (erosão) se encontra estabilizada e atingindo apenas o acostamento da rodovia”, afirmou.

Visita de técnicos

O Dnit também afirmou que técnicos da autarquia iriam ao local, nesta sexta-feira (5), para verificar a implementação de medidas para mitigar os riscos aos condutores, bem como impedir o avanço da erosão sobre as faixas de rolamento. “Em paralelo, o Dnit trabalha na elaboração de orçamento para contratação de empresa para tratar deste processo erosivo”, informou.

Erosão

Em janeiro de 2022, o Diário do Aço noticiou o surgimento da erosão, que se formou no Km 133,2 da BR-458, em Ipaba, estrada que liga o Vale do Aço à BR-116. Moradores vizinhos relataram que a cratera se formou no período chuvoso na segunda semana de janeiro, quando voltou a correr água em grande quantidade no córrego que existe no fundo de vale e é a vazante da Lagoa Silvana. Com a chuva, o nível de água do pequeno córrego subiu e carregou a terra que existia ao seu redor, fazendo com que a base da lateral da pista também cedesse.

A reportagem do Diário do Aço esteve no local da erosão na época, perto do posto Beira Rio, entre a entrada para a Lagoa Silvana e o trevo de acesso a Ipaba, e verificou que a cratera engoliu a margem direita da pista, para quem trafega sentido a Ipatinga.
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