04 de maio, de 2023 | 18:00

Filme belga “Close” é atração gratuita do Los Películas Cineclube

Fotos: Divulgação
A produção foi premiada em Cannes em 2022 e indicada para o Oscar 2023A produção foi premiada em Cannes em 2022 e indicada para o Oscar 2023
O Espaço Hibridus - Ponto de Cultura recebe a programação do Los Películas Cineclube com a exibição do filme “Close”, nesta sexta-feira (5), a partir das 19h30. A produção premiada em Cannes, em 2022, e com indicação de Filme Internacional no Oscar 2023, tem direção de Lukas Dhont, que também assina o roteiro com Angelo Tijssens, e apresenta o “retrato de uma amizade entre dois adolescentes que têm sua relação questionada por atravessamentos, devido à masculinidade tóxica presente na sociedade”, informa a produção.

Os personagens Léo e Remi têm suas inocências desmoronadas devido aos preconceitos que permeiam seus círculos de convivência. Luka, em seu filme, numa espécie de coming of age de tragédia, faz a reflexão acerca de como a subjetividade de uma pessoa pode ser afetada por uma realidade desumana.

O filme é o retrato de uma amizade presente em uma realidade desumanaO filme é o retrato de uma amizade presente em uma realidade desumana
De acordo com Camila Mendonça, psicanalista, curadora do Los Películas e fundadora do GT - Gênero e Diversidade, a escolha de “Close” na programação deste mês faz menção ao 17 de maio, Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. “Trata-se de um momento histórico no qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença. Entretanto, observamos atos preconceituosos diários que afetam a saúde mental e física de muitas pessoas LGBTQIAP+. Ao escolhermos a obra, procuramos mostrar a potencialidade do audiovisual em abordar temáticas atuais e, ao mesmo tempo, possibilitar ao espectador poder assistir uma produção cinematográfica que não está acessível ao grande público”, destaca.

A atração integra a programação do projeto aprovado pelo Los Películas Cineclube no Edital Arte Salva - Exibe Minas, com apoio do GT - Gênero e Diversidade, Coletivo Bill, Hibridus e Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise (CEPP). A realização é de Márcio Castro e do Governo de Minas Gerais com recursos do Fundo Estadual de Cultura. A exibição desta sexta-feira tem entrada é franca e o Espaço Hibridus fica localizado na avenida 28 de Abril, 621, 4º andar, no Centro de Ipatinga. O filme tem duração de 1h44min e classificação indicativa de 14 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário