05 de maio, de 2023 | 07:22

Dicas de segurança na hora de comprar o presente das mães

Divulgação
Daniela Sabino, coordenadora do Procon de Fabriciano, lembra que também é importante fazer uma análise dos gastosDaniela Sabino, coordenadora do Procon de Fabriciano, lembra que também é importante fazer uma análise dos gastos

O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, no próximo dia 14, é uma das melhores datas para o comércio brasileiro. Muitos filhos em busca de fazer um agrado para as mamães já estão à procura de um bom presente. A internet é preferência pra quem busca comodidade e economia. Mas seja na compra física ou virtual, o Procon dá dicas de como não ser enganado. A coordenadora do Procon municipal de Coronel Fabriciano, Daniela Sabino Alves, fala sobre os principais cuidados.

Para aqueles que não gostam de sair de casa para fazer compras e veem nas plataformas digitais a melhor opção para presentear, é bom ficar atento às dicas de segurança, para não cair em golpes virtuais. Daniela Sabino Alves reforça que é preciso procurar por sites confiáveis e por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. “Observe se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte superior esquerda. Verifique também se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço”, completa.

Os cuidados devem ser tomados em todos os tipos de compras on-line, seja por meio de sites, aplicativos, redes sociais ou WhatsApp. O consumidor nunca deve clicar em links de promoções recebidas por qualquer canal de comunicação. “Vale ressaltar que compras efetuadas por meio de internet, telefone e catálogos o consumidor tem o direito de arrependimento de sete dias, a contar da data da compra ou do recebimento do produto conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor”, esclarece Daniela Sabino.

Entrega do produto
Ainda conforme a coordenadora do Procon, outro fator que deve ser observado é o prazo de chegada do produto, principalmente no caso de um presente. “Então, se a compra não for entregue na data prevista, o consumidor poderá solicitar a entrega forçada do produto ou aceitar outro produto equivalente, ou ainda, pedir cancelamento com a devolução da quantia eventualmente paga”, reforça.

Direitos do Consumidor
Daniela Sabino esclarece que, ao efetuar a compra em uma loja física, o consumidor não tem direito à troca, somente se o produto apresentar algum defeito, porém muitos estabelecimentos comerciais mantêm uma política de troca, especialmente nestas datas comemorativas por mera liberalidade do lojista. “Então converse sempre com o vendedor e pergunte se a loja irá permitir a troca e em qual prazo, faça constar por escrito este acordo”, recomenda.

Exigir a emissão da nota fiscal é fundamental para resguardar os direitos do consumidor em caso de eventual problema.

Para as famílias que gostam de comemorar o Dia das Mães em bares e restaurantes, saiba que o pagamento da taxa de serviço, os conhecidos 10% sobre o valor total da conta, é opcional e o preço do couvert precisa ser informado previamente, caso contrário não é permitido fazer a cobrança.

Calcule gastos
Para Daniela Sabino, mesmo com todas essas dicas, é importante fazer uma análise do cálculo dos gastos e saber se o consumidor pode arcar com a despesa, comprando o que cabe no orçamento. “Não se deixe levar pelo impulso quando a compra é feita de última hora. Escolha o produto com cuidado, pesquise sempre o preço para que ele se enquadre em seu orçamento. Ainda assim, se o consumidor tiver alguma dúvida ou problema em relação ao produto adquirido ou serviço contratado, poderá procurar o Procon de sua cidade para outros esclarecimentos”, acrescenta.

O Procon de Coronel Fabriciano está localizado rua Duque de Caxias, 7, Galeria Central, Centro, próximo à praça Louis Ensch. Funciona de segunda a sexta-feira, de 12h as 18h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário