03 de maio, de 2023 | 15:30
Roteiristas negras estreiam na Globo após sucesso no streaming
Lançado no final do ano passado no Globoplay, chegou a vez de Encantados” ser exibido na TV aberta e a Globo coloca no ar, desde terça-feira (2), a série que já faz sucesso no streaming. Tradicional no subúrbio carioca, o bairro Encantado é o cenário no qual acontece a história do supermercado que se transforma em quadra de escola de samba.Criada pelas roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam a obra em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final, a série é fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. Encantados é uma comédia sobre sonhos, perseverança, fé e relações. Assinar a autoria desse projeto é um passo importante na solidificação das nossas carreiras”, afirma Renata Andrade. Thais Pontes complementa. É uma chance de dar visibilidade não só para a gente, mas também para os universos que queremos mostrar”, sustenta.
Na série não é só a palavra principal que assume diferentes interpretações. Os personagens dessa comédia contemporânea apresentam múltiplas camadas - maior do que a transformação do espaço físico é a metamorfose humana em prol da realização de sonhos. No núcleo que gira em torno do supermercado é possível ver em boa parte das pessoas em diferentes versões: funcionários do Encantados; componentes da escola de samba Joia do Encantado”; e protagonistas de suas próprias vidas, com os desejos e os anseios que cada um carrega dentro de si.
Na trama, os irmãos Olímpia e Eraldo Ponza se dividem na administração dos negócios da família - o supermercado Encantados e a escola de samba Joia do Encantado, que fica no mesmo espaço. Com a morte de Seu Geraldo, dono dos empreendimentos, instaura-se uma acirrada disputa dos irmãos e um verdadeiro campo de batalha, em meio a gôndolas, promoções, plumas e paetês.
A história
Olímpia (Vilma Melo), a primogênita, herdou do pai os genes de empresária e comerciante. Ela que gerencia o empreendimento da família Ponza. Tenta fazer tudo de maneira racional e organizada, sempre zelando pelo bem dos funcionários e dos clientes de longa data do Encantados. Já Eraldo (Luís Miranda), o caçula dos irmãos, só pensa em samba. Seu maior objetivo é ver a agremiação fundada pelo pai desfilando na Sapucaí ao lado das campeãs do carnaval do Rio.
Luís Miranda diz que Encantados” espelha o povo brasileiro. A história é linda. Os personagens são extremamente carismáticos e falam de família, de amor, de amizade, de cuidado, de comunidade e de solidariedade. E fala também com esse povo que brilha em seus lugares”, descreve. Vilma Melo faz coro: Através da leveza nos vemos retratados, nos vemos representados e isso é simplesmente maravilhoso. Encantado´s é realmente uma obra especial!”, conclui.
A atmosfera da série traz um ambiente no qual a esperança tem lugar debaixo do suor do rosto de cada um dos personagens, brasileiros comuns e extraordinários, ao mesmo tempo. Quando o samba entrou na história, a gente viu a oportunidade de ter essa dualidade: eles como coadjuvantes na relação do supermercado e estrelas na escola de samba. Eram dois momentos desses mesmos personagens que são invisíveis de modo geral como funcionários, mas que ganham outro status quando são as grandes estrelas do show. O samba vem para dar visibilidade”, explica a autora Renata Andrade. Diretor artístico incumbido de dar o tom à produção, Henrique Sauer observa que as cenas da série são responsáveis por transmitir toda a beleza da narrativa criada pelos autores.
Além de Luís Miranda (Eraldo) e Vilma Melo (Olímpia) nos papéis centrais, a série traz nomes célebres da dramaturgia, como Dhu Moraes, que interpreta a matriarca da família Ponza; Neusa Borges como Tia Ambrosia; e Tony Ramos, que dá vida ao bicheiro Madurão, a maior ameaça à continuidade do negócio dos protagonistas, além de vários jovens atores.
Conforme a crítica especializada, Encantados” deve repetir o mesmo sucesso na TV aberta que conquistou no streaming. Chance boa para conhecer a série para quem não é assinante do Globoplay.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













