27 de abril, de 2023 | 19:18

As equipes que mais sofreram gols no futebol brasileiro em 2023 (Série A e Série B)

Você sabe quantos gols o seu time do coração sofreu este ano, até agora? Pode parecer uma informação banal, mas ela pode dizer muito sobre como anda a defesa do seu time. Mesmo que um time vença a maioria dos jogos, a quantidade de gols que acaba tomando no processo pode ser um ponto de atenção.

Um time que não possui uma boa defesa pode acabar tomando gols importantes, prejudicando o saldo de gols, levando a derrotas ou empates que poderiam ser impedidos.

A seguir, vamos conferir quais foram as equipes que mais sofreram gols no futebol brasileiro em 2023, tanto na série A quanto na série B.
Divulgação CBF

As equipes que mais sofreram gols no futebol brasileiro em 2023

Ninguém quer ver o próprio time tomar gols, não é mesmo? Principalmente, quando isso resulta em uma derrota ou empate. O pior é que tomar gols, principalmente gols fáceis, é um sinal de um problema na defesa do time ou até mesmo no próprio goleiro que está em campo.

Ou seja, saber quantos gols o time sofreu na temporada é uma forma de entender se é preciso contratar novos reforços, se é preciso mudar táticas, dentre outras questões que envolvem a manutenção dentro do clube.

Nesta temporada de 2023, já temos nos surpreendido com alguns times que se destacaram negativamente logo nos primeiros meses. Em um levantamento feito pelo portal InfoEsporte, podemos analisar melhor estes dados.

Série A

Na série A, um grande destaque negativo quando o assunto é gols sofridos em 2023 tem sido o Clube de Regatas do Flamengo. Apesar de ser uma equipe campeã mundialmente, ter um excelente capital e até mesmo ter ganhado algumas das principais competições no ano anterior (2022), o Flamengo é a equipe que mais tomou gols neste início de ano.

O Flamengo tem enfrentado problemas com a torcida, envolvendo a diretoria e o técnico que foi demitido de seu cargo após tantas derrotas. Agora, começou com Sampaoli no comando do time e a aposta é que o time melhore no decorrer das competições que está disputando.

No Brasileirão, que acaba de começar, já é possível ver certa diferença no Flamengo, mas, ainda precisa provar o seu valor - principalmente com um novo técnico comandando o time.

Além do Flamengo, outro time que tem sido questionado por conta de sua defesa é o América - MG. Apesar de ter começado bem a temporada, tanto na Copa do Brasil quanto no campeonato regional - indo mais longe do que o esperado - o América não tem se saído muito bem no início do Campeonato Brasileiro.

Leia também: Sérgio Alves, ex-Ipatinga e Social, é ''olheiro'' do Flamengo

O time perdeu os dois primeiros jogos da competição, tendo sofrido 6 gols no total e sem ter marcado nenhuma vez. A defesa do América Mineiro tem sido muito questionada por isso, apesar de a equipe como um todo estar passando por dificuldades nos últimos jogos.

Apesar disso, é esperado que a equipe melhore com o andar das partidas, assim como deve acontecer com o Flamengo, que continua sendo um dos favoritos para o título ou para uma vaga nas principais competições.

E seguindo na mesma linha do América Mineiro, temos o Coritiba que também está na zona de rebaixamento. O time também tomou muitos gols e não marcou, o que é uma preocupação tanto para a zaga quanto para o ataque da equipe.

Além desses, um time que acabou surpreendendo no último jogo pelo Brasileirão foi o Corinthians. A equipe de São Paulo perdeu para o Goiás por 3 a 1, o que gerou muitas reclamações com relação à defesa do time e, claro, sobre a contratação do novo técnico do Timão.

Uma coisa é certa, muita coisa ainda irá acontecer e, a partir das estatísticas, poderemos ter maior noção sobre o real desempenho de cada um deles a longo prazo.

Série B

Enquanto isso, na série B, também existem os destaques negativos quando o assunto é sofrer gols. Na temporada de 2023, que acabou de iniciar, podemos destacar o ABC e o Ceará SC, ambos sofreram muitos gols e não marcaram nas duas primeiras partidas da competição.

O Ponte Preta e o Juventude também não ficam muito para trás, tendo até marcado nos jogos disputados, mas tomado muito mais gols e perdido ambas as partidas.

Esses têm sido os grandes destaques negativos até então na série B, mas muito tem se falado sobre o Ponte Preta - tendo marcado o início dessa temporada como o pior em todos os tempos desde que subiu da série C (que ocorreu em 2018).

Até mesmo para os times que venceram ou empataram nas primeiras rodadas, é preciso estar sempre atento para a quantidade de gols sofridos, afinal, uma hora isso poderá se tornar um problema muito maior quando não forem marcados gols.

Por exemplo, um time que não está tão mal na competição, mas que precisa se atentar à sua defesa, é o Atlético Goianiense. Apesar de ter empatado uma partida e vencido a outra (Campeonato Brasileiro Série B) ele está com um saldo de gols baixo.

A equipe marcou 5 vezes, no total, e tomou 4 gols. Apesar do ataque estar funcionando bem, podemos ver que a defesa tem deixado a desejar. Este é um caso onde é possível se atentar e solucionar a questão a tempo, por isso, o acompanhamento dos gols sofridos e feitos é essencial durante a competição.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário