26 de abril, de 2023 | 09:00
Coleta do Censo Demográfico 2022 é concluída no Vale do Aço
Após oito meses, os trabalhos de coleta do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram concluídos no Vale do Aço. Ao todo, foram coletados dados em mais de 170 mil residências na região. A informação é do gerente regional do IBGE, Douglas Menezes. Os trabalhos do Censo tiveram início no dia 1º de agosto de 2022.
Foram coletados dados de 85.708 residências em Ipatinga, 38.430 em Coronel Fabriciano, 30.226 em Timóteo e 16.717 em Santana do Paraíso, conforme o gerente regional. No total, foram 171.078 residências com dados coletados na Região Metropolitana do Vale do Aço.
Douglas Menezes informou que os trabalhos de coleta foram finalizados no dia 20 deste mês. Agora estamos na fase de apuração de dados com a previsão de divulgação dos dados iniciais no dia 5 de maio”, afirmou.
Resultados
Os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas. O Censo também é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.
Sigilo
Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos no dispositivo móvel de coleta (DMC) estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo. O IBGE também tem uma política de sigilo e confiabilidade, além de comitês de ética internos.
Municípios
A regional do IBGE atende os seguintes municípios: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bugre, Braúnas, Córrego Novo, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo-d'Água, Santana do Paraíso e Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]