21 de abril, de 2023 | 06:19

Venezuelana que mora em Ipatinga vai expor obra de arte na Espanha

Stéphanie Lisboa
Samira vive no Brasil há cinco anos e já reúne uma série de obras Samira vive no Brasil há cinco anos e já reúne uma série de obras
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Uma jovem venezuelana, que vive em Ipatinga, terá uma de suas obras de arte exposta em Madri, na Espanha. Um desenho feito em sala de aula, durante a disciplina de Filosofia, sem a menor pretensão, garantirá para Samira Valentina Salazar Villarroel, de 19 anos, um passo importante na carreira: a visibilidade internacional.

Quem vê os trabalhos da artista nem imagina que Samira não tinha o hábito de desenhar em seu país de origem. A paixão pelo desenho e a pintura foi descoberta no Brasil, onde ela vive há cinco anos. “Eu não desenhava absolutamente nada. Comecei a desenhar no Brasil, um ano depois de chegar aqui e quando conheci o giz pastel oleoso”.

A jovem começou a desenhar e não parou mais. Percebeu que poderia se dedicar às artes e que esta poderia ser a sua profissão graças a um professor de português na Escola Estadual Dom Helvécio, no bairro Imbaúbas, quando ainda estava no 9º ano. Mesmo com o conselho do professor, que viu talento em Samira, ela não cogitou que poderia alcançar coisas tão boas. “Comecei a olhar mais atenta e a melhorar a técnica, mas nunca pensei que realmente iria chegar tão longe”, admitiu Samira.

Exposição

A exposição com uma das obras de Samira será realizada de 17 a 21 de maio em uma galeria de Madri. “É uma exposição coletiva, com outros artistas brasileiros e de outros lugares da América Latina”, disse. A inspiração para alçar novos voos veio de uma artista do Rio de Janeiro, de 9 anos de idade, que se chama Maya Veronese Marçal e vai levar seus quadros para exposição no Museu do Louvre, em Paris, este ano. “Eu me inspirei muito nela. Fiquei tão apaixonada em tudo o que ela faz que falei: eu vou seguir os passos dela”, declarou a venezuelana.

Sonhos

A notícia que havia sido selecionada para expor um de seus desenhos na Espanha chegou há cerca de duas semanas, mas ainda não parece realidade para a artista. “Agora que estou começando a acreditar que isso está acontecendo. Fazendo uma faculdade on-line você nunca iria acreditar que ia conseguir expor fora do país, mas eu consegui”, confidenciou a jovem.
Stéphanie Lisboa
O desenho selecionado para exposição foi intitulado pela artista com o nome ''Pensar''; a obra foi feita com giz pastel oleoso O desenho selecionado para exposição foi intitulado pela artista com o nome ''Pensar''; a obra foi feita com giz pastel oleoso

E no que depender do esforço e dos planos de Samira, é apenas o começo. “O meu foco maior, neste momento, é poder chegar à exposição do Louvre, é o meu sonho mesmo porque eu vou estar muito perto de artistas que adoro. Chegar lá é o meu maior plano agora”, enfatizou.

Obra

A obra selecionada para exposição na Espanha se chama “Pensar”. De acordo com a artista, este é um de seus menores desenhos. “A obra retrata uma pessoa, é um menino que usei como inspiração, que está em uma posição bem pensativa, com a mão no rosto e fiz ela com giz pastel oleoso em papel, é um desenho pequeno”, descreveu. A obra foi criada em 2021, quando Samira estava na escola. “Fiz durante uma aula de Filosofia e perdi pontos por fazer essa obra durante a aula”, lembrou.

Lendas de Ipatinga

Atualmente a jovem tem buscado inspiração em Ipatinga, e está produzindo uma série de pinturas sobre lendas da cidade. “Uma já está pronta, que é a obra Cariru. Ela retrata uma cobra que, segundo habitantes da cidade, protegia a região do Vale do Aço, que na época chamava Vale Verde”, explicou. Essa pintura também deve ocupar uma exposição no Brasil.

Professora

Além de produzir os desenhos e as pinturas, a venezuelana também é professora no Ateliê de Artes By Tia Dani, localizado no bairro Cariru. “A gente ensina desenho, pintura, bordado, escultura com biscuit, tudo isso a gente faz aqui”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Felipe

21 de abril, 2023 | 13:06

“tu vai longe meninaaaaa, que orgulho de ti ?”

Jesus Castaneda

21 de abril, 2023 | 10:35

“Tudo o que se faz com Amor e dedicacao rende bons frutos! parabenz Samira! continua crecendo!”

Gildázio Garcia Vitor

21 de abril, 2023 | 08:07

“Parabéns à Samira, pelas obras, pela conquista e por estar conseguindo, em nosso pais, se destacar, apesar das agruras que um imigrante sofre em qualquer país. Sucesso sempre!
Parabéns ao Portal Diário do Aço e à repórter Stéphanie Lisboa por mais um bela história para nos alegrar em um feriado. Obrigado!
* Senti falta do nome do meu colega, Professor de Língua Portuguesa.”

Envie seu Comentário