DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

19 de abril, de 2023 | 13:47

Protocolo de segurança nas escolas será elaborado em Timóteo

Divulgação
Reunião com diretores e agentes de segurança serviu para definir protocolos contra ameaças de violência nas escolasReunião com diretores e agentes de segurança serviu para definir protocolos contra ameaças de violência nas escolas

A onda de boatos e fake news disseminados na internet sobre possíveis ataques nas escolas tem trazido insegurança e medo à comunidade escolar, além de ter alertado as autoridades de segurança em todo o país. Em Timóteo, uma série de medidas tem sido adotadas com o objetivo de melhorar a estrutura das escolas e ampliar segurança, destacou o governo municipal.

Para reforçar a união em torno da proteção de alunos, professores, diretores, trabalhadores e profissionais da educação, a administração pública realizou no fim da tarde de terça-feira (18) uma reunião em que o assunto foi abordado.

Além do prefeito Douglas Willkys, do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro (Professor Vespa), da secretaria de Educação Marcia Lessa e do secretário de Saúde Eduardo Morais, participaram do encontro realizado no auditório da Prefeitura representantes da Câmara de Vereadores, das Polícias Civil e Militar; do Corpo de Bombeiros; da Superintendência Regional de Ensino (SRE); do Conselho Municipal de Educação; do Conselho Tutelar; diretores de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.

“A violência nas escolas é um assunto complexo e envolve diversos fatores que, na verdade, refletem o que está acontecendo no mundo atualmente”, frisou Marcia Lessa, secretária de Educação, acrescentando que antes mesmo dos episódios de violência ocorrido no Espírito Santo e em Santa Catarina, Timóteo já vinha desenvolvendo ações continuadas para promover a “Cultura da Paz nas Escolas” que visa, dentre outros, o combate ao bullying e cyberbullying, estimular os alunos a terem uma convivência pacífica e uma interação harmoniosa com professores, diretores, merendeiras e demais servidores das escolas.

Um dos consensos mencionados ao longo do encontro foi a necessidade de fortalecer o vínculo família e escola; bem como a rede de proteção às crianças e adolescentes, envolvendo o Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e outras entidades como OAB.

Como consequência dessa mobilização, ficou estabelecido que será definido um protocolo de segurança a ser adotado nas escolas. De acordo com major PM Maciel Silva Oliveira, comandante da 85ª Cia de Polícia Militar de Timóteo, o foco da corporação tem sido a prevenção. Segundo ele, os tenentes responsáveis pelo policiamento da corporação já realizaram visitas nas escolas de Timóteo para levar tranquilidade aos diretores e professores. “Todo o aparato policial está sendo mobilizado para garantir a segurança dos alunos”, destacou o oficial, lembrando que todas as denúncias estão sendo checadas e as mídias sociais estão sob monitoramento permanente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário